Domingo, 28 de abril de 2024

De forma inédita, alunos da UFRGS se formam por videoconferência

O novo coronavírus tem alterado a rotina da população e interferido também na concretização de alguns projetos e sonhos. Estudantes de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estavam com a formatura marcada para o dia 20 de março, mas, para respeitar as novas medidas e evitar aglomerações, foi preciso achar uma nova alternativa para a colação de grau.


A solução para transformar alunos em bacharéis em direito veio da própria diretoria do curso. Em função do isolamento social, a alternativa encontrada foi realizar a cerimônia através de uma videoconferência. Ao todo, a turma contava com 59 estudantes e 17 optaram pela colação online. A aluna Juliane foi a escolhida para representar os outros 16 colegas. Através de uma procuração, ela colou o grau em nome da turma.


“Foi emocionante, foi importante e eu tenho noção de como foi simbólico este momento, porque pra mim estava sendo muito natural, pois estava acontecendo comigo e só depois eu fui ver a repercussão que teve isso, que é muito atípico, é algo muito inovador se formar por videoconferência, por procuração, em meio uma pandemia”, relatou a graduada em direito, Juliane Plucani.


A colação teve transmissão pela internet para que estudantes e familiares pudessem acompanhar a cerimônia. A ata de colação de grau foi assinada eletronicamente e logo após inserida no sistema da universidade. Quando as atividades forem retomadas, os diplomas serão impressos e os estudantes que se formaram por videoconferência vão poder participar da colação presencial no Salão de Atos da UFRGS.


“Estou bem ansiosa para quando voltar essa função e ter que mandar o convite de novo e fica uma ansiedade reservada porque não sei quando vai acontecer. Meus amigos foram muito compreensivos, falaram que quando voltar vai ser mais legal ainda, e que vamos ter esse sentimento de querermos estar mais juntos, querer se abraçar e as fotos vão ter um valor e significado maior, mas infelizmente este não é momento agora”, disse Juliane.


A colação eletrônica vai permitir aos formandos encaminhar o registro na Ordem dos Advogados do Brasil, trabalhar em escritório ou então, assumir cargos públicos caso tenham realizado concurso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Jornal da Pampa

Moradores em situação de rua tem documentos de identidade feitos pela FASE
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, é demitido por Bolsonaro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play