Segunda-feira, 06 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 6 de outubro de 2025
Reforço digital
Frente ao engajamento gerado nas redes pelo tratamento de temas como soberania nacional e isenção do IR, o governo federal tem apostado forte nas mídias sociais como alternativa para melhorar os índices de popularidade governamental. Além de aumentar a parcela da verba publicitária destinada às plataformas digitais, o chefe da Secom, Sidônio Palmeira, tem contratado influenciadores para participar de campanhas do Planalto nas redes.
Reforço digital II
Dentro do PT, partido do presidente Lula, a presença qualificada nas redes sociais também vem ganhando atenção especial, com foco nas eleições de 2026. A Secretaria Nacional de Comunicação da sigla está preparando um seminário sobre o uso de plataformas digitais, com apoio de big techs, de modo a capacitar suas lideranças e filiados para melhorar a presença do partido nas redes.
Alternativa possível
Embora o Advogado‑Geral da União Jorge Messias seja apontado como favorito para uma eventual próxima indicação de Lula ao STF, o ex‑presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD‑MG), segue intensificando articulações nos bastidores para se posicionar como alternativa. Diante da possibilidade de aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, Pacheco tem buscado apoio junto a lideranças políticas e magistrados para viabilizar sua nomeação.
Fiscalização nas redes
A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, vinculada à AGU, solicitou à Meta que adote medidas imediatas de bloqueio e remoção de conteúdos e grupos que promovem a venda ilegal de lacres, tampas, rótulos e garrafas de bebidas alcoólicas. Atuando em resposta à “crise do metanol”, o órgão determinou um prazo de 24 horas para que a responsável pelo Instagram e Facebook informe as providências adotadas para identificar e moderar os conteúdos ilícitos, além de preservar provas.
IA estratégica
A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado se reunirá nesta quarta-feira para debater as iniciativas e projetos da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial e seus impactos para o desenvolvimento e o bem-estar da população. O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), proponente do encontro, avalia que o rápido desenvolvimento da IA demanda uma atualização constante da estratégia nacional para o setor.
Educação padronizada
O Senado deve votar em plenário nesta semana a versão definitiva do projeto que institui o Sistema Nacional de Educação. A plataforma, com estrutura similar à do Sistema Único de Saúde, deve integrar a gestão da educação básica em todos os estados brasileiros e o DF, permitindo a padronização da qualidade de ensino no país.
Controle alternativo
Aguarda validação da CCJ da Câmara o projeto do senador Veneziano do Rêgo (MDB-PB) que prevê a criação de métodos específicos para controle de rendimento e frequência dos estudantes universitários que atuam em entidades de representação estudantil. A matéria, que já conta com aval do Senado, proíbe que esse grupo de alunos receba faltas injustificadas na universidade decorrentes do exercício de funções na área.
Oitiva confirmada
A CPMI do INSS ouve nesta segunda-feira o depoimento do empresário Fernando dos Santos Andrade Cavalcanti, ex-sócio do advogado Nelson Wilians. Convocado a partir de quatro requerimentos distintos, Cavalcanti foi um dos investigados na Operação Sem Desconto, conduzida pela PF, e é apontado como sócio e dirigente de empresas envolvidas no esquema de fraudes no instituto.
Motoristas em foco
Representantes de sindicatos e entidades de motoristas autônomos e de apps participarão nesta terça-feira de audiência pública na Comissão Especial da Câmara criada para analisar a proposta de regulamentação do trabalho por aplicativos. A presença de lideranças da categoria de diferentes partes do país visa garantir contribuições de experiências regionais para analisar a realidade de quem atua no transporte de passageiros.
Pausa estratégica
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou neste domingo que não haverá nova edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) em 2026. Segundo ela, o governo deve priorizar a convocação de excedentes e a continuidade dos concursos já em andamento, sem previsão orçamentária para autorizar um novo certame.
Secretaria empossada
Anunciada em setembro para o secretariado do governo gaúcho, a ex-prefeita de Cristal, Fábia Richter, tomará posse nesta segunda-feira à frente da Secretaria da Mulher do RS. Na mesma cerimônia, o governador Eduardo Leite empossará a delegada de Polícia Viviane Nery Viegas como secretária-adjunta da nova pasta estadual.
Outubro Rosa
O governo gaúcho e o Instituto da Mama no RS conduzirão nesta segunda-feira, no Palácio Piratini, o ato de abertura da campanha Outubro Rosa no RS. Com a presença do governador Eduardo Leite, a cerimônia contará com o lançamento de uma nova iniciativa conjunta do Executivo e da entidade para qualificar o atendimento às mulheres em municípios com altas taxas de mortalidade por câncer de mama.
Articulação partidária
A Juventude do MDB realizou neste sábado, em Porto Alegre, sua 27ª Convenção Estadual, que elegeu o prefeito de Condor, Rômulo Teixeira, para comandar o núcleo até 2027. À frente do cargo, ele terá como missão fortalecer a mobilização partidária pela eleição do vice-governador Gabriel Souza para o Piratini em 2026, além de indicar pré-candidatos às eleições estaduais e federais.
Casa do Empreendedor
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, o Sebrae RS inaugurou na última semana a “Casa do Empreendedor”, destinada ao atendimento e apoio às Micro e Pequenas Empresas no município. O espaço, que conta com ações de formalização de empresas e outros serviços, visa auxiliar no andamento dos negócios da cidade, com foco especial nos desafios vividos após as enchentes de 2024.
Direitos humanos
A Defensoria Pública do RS realiza nesta segunda-feira, em Porto Alegre, a Conferência Livre de Direitos Humanos: População em Situação de Rua e Trabalhadores da Reciclagem. O evento abordará as principais problemáticas relacionadas a essas parcelas da população, visando elaborar soluções para seu atendimento, proteção e inclusão social.
Bruno Laux
@obrunolaux