Sábado, 05 de julho de 2025

Defesa Civil de Porto Alegre alerta para possibilidade de chuvas intensas no final de semana

A Defesa Civil de Porto Alegre emite alerta preventivo devido à previsão de chuvas intensas entre sábado (13) e segunda-feira (15). Segundo a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no sábado uma região de baixa pressão, combinada com um fluxo de umidade vindo do norte, deverá causar chuvas de moderadas a fortes, com possíveis descargas elétricas na Região Metropolitana da capital gaúcha, com acumulados variando entre 20 e 50 milímetros por dia.

No domingo, a baixa pressão se deslocará para o oceano e, com a circulação marítima em direção à costa gaúcha, manterá a previsão de chuvas moderadas a fortes, também com risco de descargas elétricas e alagamentos pontuais. Os volumes de chuva deverão ficar entre 30 e 70 milímetros por dia. “Na segunda-feira, o tempo permanecerá instável, com chuviscos e chuvas leves.”

A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), composta por diversos órgãos municipais e estaduais, monitora as atualizações da previsão do tempo e tem equipes preparadas para prestar assistência à população.

A Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos a alterações nas encostas e busquem auxílio e abrigo temporário junto a parentes, amigos ou na estrutura disponibilizada pela prefeitura, caso necessário. Além disso, é importante abrigar-se em locais seguros, evitar transitar em áreas sujeitas a alagamentos, inundações e deslizamentos durante o período do alerta, e manter-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta, diz pesquisa do Sindilojas de Porto Alegre
Anvisa atualiza informações sobre rotulagem nutricional
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play