Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de dezembro de 2025
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual confirmou que se trata de um tornado o fenômeno climático ocorrido na tarde de terça-feira (23) em Farroupilha, na Serra Gaúcha.
A confirmação ocorreu por meio da análise de imagens da região, obtidas pela equipe do Departamento de Gestão de Riscos do governo do RS.
As imagens aéreas do desastre na comunidade de Vila Rica, na zona rural de Farroupilha, mostram que o padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno denominado tornado.
Os dados demonstram o avanço de uma tempestade sobre o local atingido, sendo que os ventos potencialmente superaram os 100 km/h na localidade e geraram um tornado de curta duração.
Na localidade de Vila Rica, cerca de 15 residências e uma escola foram destelhadas. Não há informações sobre feridos pelo tornado.
Alerta laranja
Às 12h58min de terça, o Centro de Operações da Defesa Civil Estadual enviou um alerta laranja para a região de Farroupilha, incluindo a localidade atingida, com potencial para chuva, vento e raios.
A equipe da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, com sede em Caxias do Sul, esteve na cidade de Farroupilha para apoiar a gestão local no levantamento dos danos e eventuais medidas de gerenciamento do desastre que serão adotadas.