Domingo, 05 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de outubro de 2025
A Defesa Civil municipal mantém o alerta sobre a possibilidade da ocorrência de temporais em Porto Alegre nas próximas horas. Com base em dados da empresa Catavento Meteorologia, o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec) projeta as precipitações mais intensas no período das 15h às 22h deste domingo (5). A chuva deve prosseguir até segunda-feira, acompanhada de calor.
O cenário previsto para a capital gaúcha é de um acúmulo pluviométrico em torno de 40 milímetros, acompanhado de eventuais rajadas de vento superiores a 80 km/h, descargas elétricas. Em alguns pontos podem ocorrer alagamentos. Não está descartada a queda de granizo.
Conforme a prefeitura, a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) e a Defesa Civil estão com equipes mobilizadas para o atendimento de ocorrências. Confira as principais recomendações:
– Evitar sair de casa durante o período de instabilidade.
– Manter distância de áreas alagadas, arroios e rios.
– Procurar abrigo seguro caso resida em áreas de encosta com risco de deslizamento.
– Acompanhar atualizações nos canais oficiais da administração municipal (informados no site prefeitura.poa.br).
– Em situações de emergência, acionar a Defesa Civil Municipal por meio do telefone 199.
Calor intenso prossegue
Segundo a empresa Metsul Meteorologia, o calor deve ser ainda maior neste domingo, devido a condições climáticas que estimulam a chegada de uma massa de ar quente ao Estado. “A temperatura estará em níveis que se costuma observar em dezembro, janeiro e fevereiro”, ressalta um informe divulgado no site metsul.com.
A maior parte do território gaúcho terá neste domingo máximas acima de 30ºC, com muitos municípios marcando entre 32ºC e 35ºC durante a tarde. Nas regiões dos Vales e Noroeste, os termômetros podem indicar em alguns até 37ºC.
Porto Alegre está sujeita a marcas de 34ºC ou mais, enquanto em pontos da Região Metropolitana os termômetros podem indicar 36ºC nos momentos mais quentes. Mesmo na Serra Gaúcha se projeta calor com máximas acima de 30ºC, podendo chegar a 33ºC em alguns municípios.
Chuva e calor já atingem o RS
A chuva já se manifestou na noite desse sábado, com chuvas fortes e de duração variável em Porto Alegre e outras partes do mapa gaúcho, após manhã e tarde marcadas por calor intenso. De acordo com especialistas, o motivo é a combinação de uma frente fria a áreas de instabilidade procedentes da Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (3), volumes elevados de chuva atingiram o Interior gaúcho, resultando em transtornos em algumas cidades. A água invadiu a pista da rodovia federal BR-290 em Vila Nova do Sul. Os níveis chegaram a 80 milímetros em Rosário do Sul, 48 em São Gabriel, 42 em Quaraí, 33 em Coronel Bicaco e 31 em Rio Pardo.
(Marcello Campos)