Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de janeiro de 2026
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nesta segunda-feira (19) um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitando autorização para a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a Bolsonaro.
Condenado a 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro está preso desde a última quinta-feira no 19º Batalhão da Polícia Militar, junto ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília — local conhecido como Papudinha.
A coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, mostrou que Tarcísio vinha se movimentando junto ao STF para que Bolsonaro voltasse à prisão domiciliar, e argumentou que o ex-presidente não queria fugir.
Um encontro entre os dois estava marcado para 10 de dezembro, na casa de Bolsonaro, onde ele estava em prisão domiciliar. A visita tinha sido autorizada há dez dias pelo ministro Alexandre de Moraes. Com a prisão preventiva, os agendamentos de encontros do ex-presidente com políticos e amigos foram todos suspensos.
O requerimento protocolado pela defesa pede autorização para a entrada de Tarcísio e de outras duas pessoas — Diego Torres Dourado e Bruno Scheid, vice-presidente do PL em Rondônia.
O pedido não apresenta justificativa detalhada para as visitas e se limita a requerer a autorização formal do relator.
Como Bolsonaro está sob custódia por ordem do STF, qualquer visita depende de aval judicial. Caberá agora a Moraes decidir se autoriza ou não a entrada do governador paulista e dos demais nomes indicados pela defesa. (Com informações de O Globo)