Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 12 de janeiro de 2026
O Real Madrid anunciou oficialmente a saída de Xabi Alonso do comando técnico da equipe. A decisão tomada após seis meses de trabalho foi motivada, em parte, pela derrota por 3 a 2 para o Barcelona na final da Supercopa da Espanha no último domingo (11). A notícia rapidamente repercutiu entre os torcedores, que passaram a relacionar a demissão ao futuro de Endrick, jovem brasileiro de 19 anos.
Durante o período em que esteve no clube, Xabi Alonso deu pouquíssimos minutos em campo ao atacante. Sem sequência, Endrick acabou cedido ao Lyon por empréstimo de uma temporada.
Logo em sua estreia pelo clube francês, Endrick mostrou personalidade e marcou o gol da vitória dos Gones sobre o Lille pela Copa da França. Afonso Moreira também balançou as redes para os franceses, enquanto Nathan Ngoy descontou para o adversário. O desempenho imediato fez o brasileiro cair nas graças da torcida francesa.
Um dia após o bom início de Endrick no Lyon, veio a confirmação da saída de Xabi Alonso do Real Madrid. Nas redes sociais, torcedores do clube espanhol passaram a pedir o retorno do jovem atacante. Alguns comentários traduzidos mostram a indignação:
“Traga Endrick de volta.”
“A gente cede o Endrick e o treinador que não o colocava vai embora. É para chorar.”
“É uma vergonha o que esse homem fez com o Vini no clássico no Bernabéu. E, acima de tudo, o que fez de Endrick, o maior jovem talento do futebol mundial. Sua passagem pelo Real Madrid foi desastrosa.”
Com a saída de Xabi Alonso, o Real Madrid anunciou Álvaro Arbeloa como novo técnico principal. Ex-lateral do clube e ídolo da torcida, Arbeloa terá a missão de reorganizar a equipe e, possivelmente, reavaliar o futuro de Endrick, que segue emprestado ao Lyon, mas já demonstra potencial para voltar a ser peça importante no elenco merengue.
Ex-jogador do clube e ídolo da torcida, Xabi Alonso comandou o Real Madrid em 34 partidas, com 24 vitórias, quatro empates e seis derrotas. Apesar dos números positivos, a pressão por resultados e a oscilação da equipe na primeira metade da temporada 2025/26 pesaram para a saída.
Em comunicado oficial, o clube agradeceu ao treinador e destacou que “Xabi Alonso sempre terá o carinho e a admiração de todos os madridistas, pois é uma lenda do Real Madrid e sempre representou os valores do nosso clube”.
Álvaro Arbeloa é um nome conhecido no Santiago Bernabéu. Revelado nas categorias de base, teve duas passagens como lateral-direito: entre 2002 e 2005 e de 2009 a 2016. Ao todo, disputou 238 jogos, marcou seis gols e deu 15 assistências.
Durante sua trajetória, conquistou oito títulos com os Merengues, incluindo duas Champions League (2013/14 e 2015/16), uma La Liga (2011/12), duas Copas do Rei (2010/11 e 2013/14), além da Supercopa da Espanha (2012), o Mundial de Clubes (2014) e a Supercopa da Europa (2014).
Após se aposentar em 2020, Arbeloa passou a integrar o departamento de base do Real Madrid. Desde o ano passado, comandava a equipe sub-21, onde vinha sendo elogiado pelo trabalho de formação e desenvolvimento de jovens talentos.