Domingo, 05 de outubro de 2025

Demolição do Esqueletão seguirá de forma manual e mecânica em Porto Alegre

A próxima fase de demolição do Edifício Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão, em Porto Alegre, não será mais por meio de implosão. O prefeito Sebastião Melo esteve no local nesta terça-feira (6).

A alteração foi uma decisão tomada por técnicos da Smoi (Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura) juntamente com a FBI Demolidora, empresa responsável pela obra, após análise do laudo de vistoria cautelar da vizinhança. Moradores e comerciantes, por meio do poder legislativo, também foram ouvidos sobre a segurança das estruturas. Dos 19 andares do prédio, nove já foram demolidos de forma manual e mecânica, maneira que será adotada nos próximos andares.

“O Esqueletão é um prédio que foi concebido em 1957 e é um desafio para o Centro Histórico. Nós já demolimos nove andares, assim como a parte do fundo, e agora tomamos a decisão de manter a demolição mecanicamente e manualmente para não correr nenhum risco. A decisão está tomada, vamos continuar demolindo, sem implosão, o que para a segurança da cidade é muito importante”, disse o prefeito Sebastião Melo.

A obra é de responsabilidade da Smoi. “Por décadas, o Esqueletão impactou negativamente o Centro Histórico. Hoje, a sua derrubada é realidade e vai trazer novos ares, mais segurança e embelezamento para a região central”, comemorou o secretário André Flores.

A conclusão dos trabalhos deve ocorrer no final de 2025. A obra tem um custo de R$ 3.79 milhões. Mais de 500 mil toneladas de caliça já foram retiradas do canteiro de obra. O prédio tem 13 mil metros quadrados e está localizado entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Otávio Rocha.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ibama confirma que idoso foi atacado por onça-parda no Rio Grande do Sul
Gurias Coloradas iniciam preparação para enfrentar o Juventude no sábado pelo Campeonato Brasileiro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play