Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Denúncias de crimes envolvendo discurso de ódio na internet aumentam em 2022

Mais de 74 mil denúncias de crimes envolvendo discurso de ódio na internet foram encaminhadas, no ano passado, para a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da Safernet, organização de defesa dos direitos humanos na web.

O número representa um aumento de 67,7% em relação a 2021. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (07). Entre os crimes de discurso de ódio, o que mais cresceu foi a xenofobia, que é o preconceito, a intolerância ou violência contra estrangeiros ou determinado povo. A xenofobia teve aumento de 874% entre 2021 e 2022, com 10,68 mil denúncias relatadas. Em 2021, foram 1,09 mil denúncias de xenofobia na internet.

A intolerância religiosa aparece na segunda posição, com crescimento de 456% no período, seguida pela misoginia ou opressão às mulheres, que teve um aumento de 251%.

Além da xenofobia, da intolerância religiosa e da misoginia, todos os demais crimes relacionados a discurso de ódio na internet (que incluem ainda apologia e incitação a crimes contra a vida, LGBTFobia e racismo) também cresceram. A única exceção foi o neonazismo, que caiu 81,6% em 2022 em relação ao ano anterior.

Também foram registradas 111,92 mil denúncias de abuso e exploração sexual infantil na internet em 2022, uma média de 306 por dia, conforme a Safernet.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Cantor de forró ironiza a tragédia da Boate Kiss durante apresentação com artefato pirotécnico
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende discutir questões raciais e sociais em reunião com Lula
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play