Sábado, 14 de fevereiro de 2026

Denúncias preocupantes marcam encontro no TCU com deputados e o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski

O ministro Augusto Nardes recebeu, em seu gabinete, acompanhado de técnicos do TCU, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, para discutir a grave realidade das políticas públicas no Brasil, com foco em saúde, educação e assistência social.

No encontro, Ziulkoski apresentou um documento que denuncia distorções e ilegalidades na condução dessas políticas, material que será essencial para uma auditoria que o ministro Augusto Nardes está conduzindo.

As preocupações levantadas levaram o ministro a convidar o vice-presidente da Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), e o deputado federal Luciano Zucco para que tomassem conhecimento das sérias denúncias e pudessem promover ações no Congresso Nacional.

Os parlamentares reconheceram a importância dos dados apresentados, que possibilitarão uma auditoria detalhada e um debate mais realista no Congresso.

Um dos dados levados ao TCU mostra a falta de respaldo legal em relação à contratação de aproximadamente um milhão de pessoas, o que chamou a atenção do ministro Augusto Nardes, “e evidencia ser um tema que exige uma resposta imediata e eficaz”, afirmou.

“Não se trata de postulações de prefeitos, mas, sim, de cidadania e dos municípios. Precisamos ter clareza sobre a realidade que enfrentamos”, afirmou o dirigente da CNM, Paulo Ziulkoski, sublinhando a urgência de um financiamento adequado para as áreas críticas.

Ao final da reunião, o ministro Nardes destacou a relevância do apoio legislativo para fiscalizar e melhorar as condições atuais das políticas públicas. Com um compromisso renovado, afirmou:

“Vamos avançar nessa auditoria para entender melhor o que está acontecendo no país”, reiterando a necessidade de garantir que os recursos cheguem a quem realmente precisa”.

Caso Dias Toffoli: agora, a culpa é da Polícia Federal

Alexandre de Moraes já adiantou que seu voto seria a favor de Toffoli continuar como relator e que achava “um lixo” o inquérito da Polícia Federal que levantou suspeitas sobre o ministro Dias Toffoli, e “um absurdo” o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, ter feito uma investigação sobre um ministro do STF sem ter autorização para tal. Autoridades com prerrogativa de foro no topo do comando da República só podem ser alvo de um relatório da PF se houver autorização prévia.

Vereador Giovane Byl assume presidência da Câmara

O vereador Giovane Byl (Podemos) tomou posse ontem como presidente interino da Câmara Municipal de Porto Alegre. Foi a segunda vez que Byl assumiu a Presidência da Câmara interinamente. O presidente Moisés Barbosa transmitiu o cargo no final da tarde. A interinidade dura até quarta-feira.

Republicanos perto de acerto para apoiar Zucco ao Piratini

A reunião ocorrida quinta-feira entre dirigentes do PL e do Republicanos avançou e deverá resultar em uma aliança para apoio ao candidato do PL, deputado Zucco, para o governo do Estado. O anúncio só não foi feito oficialmente porque o Republicanos quer fazer uma consulta aos seus filiados e obter anuência da direção nacional do partido. Os deputados federais Carlos Gomes, presidente do Republicanos, e Giovani Cherini, do PL, não avançam no anúncio. Ontem, o deputado Carlos Gomes admitiu que as conversações estão avançadas para a formalização do apoio à candidatura de Zucco ao Piratini. A prioridade do partido é fortalecer as bancadas estadual e federal, explicou. O pré-candidato do PL já conta com apoio prévio do Progressistas, Novo e Podemos.

“MDB fechado com Gabriel” reforça unidade do partido

O MDB resolveu mostrar unidade em torno da pré-candidatura de Gabriel Souza ao Piratini. Reunidos no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, expoentes do MDB gaúcho definiram as novas etapas de mobilização.

A ação imediata foi a formação de duas comissões permanentes. A primeira delas, sob coordenação do ex-senador José Fogaça, batizada de “Movimento Vozes pelo Rio Grande”, tratará da elaboração do plano de governo a ser defendido por Gabriel na futura campanha. A segunda, sob a liderança de Giovani Feltes, prefeito de Campo Bom, intensificará a formação das nominatas de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. Foi o encontro “MDB fechado com Gabriel”, com o intuito de afastar as especulações, segundo o presidente estadual Vilmar Zanchin.

“Nosso partido está coeso, unido e fechado com Gabriel. Temos tradição e serviços prestados ao Rio Grande. Os próximos meses serão de muito trabalho. Com determinação, seguiremos juntos e fortes, demonstrando a nossa capacidade de fazer a diferença”, afirma Vilmar Zanchin.

Aeroporto de Porto Alegre alcançou 7,2 milhões de passageiros em 2025

A Região Sul superou 18 milhões de passageiros em 2025 e fortaleceu a aviação regional, informa o gabinete do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em nota encaminhada ao jornalista Flavio Pereira:

“A aviação civil na Região Sul do Brasil registrou desempenho expressivo em 2025, consolidando a retomada do setor e ampliando a conectividade regional. Nos aeroportos das capitais Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), foram movimentados mais de 18 milhões de passageiros ao longo do ano. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foram compilados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).

O Aeroporto de Porto Alegre (RS) alcançou 7,2 milhões de passageiros em 2025 e se manteve como o 9º mais movimentado do país. Curitiba, no Paraná, registrou 6 milhões de passageiros, enquanto Florianópolis (SC) atingiu a marca de 5 milhões de viajantes.

Entre os destaques do período está o desempenho do Aeroporto Internacional de Florianópolis, que apresentou o maior crescimento percentual dos últimos três anos na região, com aumento de 52,6% no número de passageiros em comparação com 2022. No mesmo intervalo, Curitiba registrou crescimento de 24,8%, enquanto Porto Alegre avançou 12,2%.

A malha aérea da Região Sul também se fortaleceu em rotas estratégicas. A ligação São Paulo/Porto Alegre movimentou 2.024.233 passageiros em 2025, configurando-se como a quarta rota mais movimentada do mercado doméstico brasileiro.

Ao todo, 25 terminais da Região Sul operaram voos comerciais no período, consolidando uma rede estratégica de conexões aéreas que impulsiona o turismo, os negócios e o escoamento da produção regional”, informa a nota.

* Flavio Pereira (@flaviorrpereira)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flávio Pereira

Delegado Zucco revela que prefeitos podem deixar o PDT em caso de aliança com o PT
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play