Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de fevereiro de 2026
Em sessão solene marcada para as 14h desta terça-feira (3), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realiza a eleição e posse de seu presidente para 2026. Trata-se de um rito meramente protocolar, pois a definição se dá por uma espécie de rodízio entre as maiores bancadas do Parlamento. O cargo será exercido pelo deputado e pastor evangélico Sergio Peres (Republicanos), em substituição a Pepe Vargas (PT).
Peres promete fazer da função um campo para o debate e proposição de temas relacionados à defesa dos municípios. Seu antecessor, o petista Pepe Vargas, pautou sua experiência no comando da Casa pela especial atenção a assuntos em torno do equilíbrio do Rio Grande do Sul entre economia e sustentabilidade ambiental.
O evento terá cobertura pela TV-AL (emissora do Parlamento), com transmissão no canal 11 da TV aberta digital para a Capital e Região Metropolitana, bem como pelo canal 16 da Claro-Net TV. Também é possível assistir por meio do site alrs.rs.gov.br ou pela conta da Assembleia no portal de vídeos youtube, além das redes sociais.
Perfil
Sergio Peres Alós, 57 anos, é natural de Santo Antônio da Patrulha (Litoral Norte do Estado), em localidade conhecida como Caará, que depois se emanciparia. Ele é um dos 18 filhos de um casal de agricultures e trabalhou na zona rural até os 19 anos, quando migrou para Gravataí (Região Metropolitana de Porto Alegre) e conseguiu emprego em uma indústria de geladeiras, antes de investir como microempresário no ramo de carpetes.
Casado e sem filhos, o parlamentar mora em Cachoeirinha (Região Metropolitana de Porto Alegre). A atividade como pastor evangélico da Igreja Universal do Reio de Deus e o engajamento a iniciativas com foco na comunidade motivaram seu ingresso na vida parlamentar, na qual exerce atualmente a sua quarta legislatura estadual (a terceira consecutiva) – a primeira foi em 2002-2005, a segunda em 2014-2017 e a terceira em 2018-2021.
Em 2016, ele presidiu a subcomissão que debateu a situação dos municípios gaúchos sem acesso asfáltico, uma das principais bandeiras do seu mandato. Outra experiência semelhante foi a chefia de uma comissão especial em defesa da assistência espiritual nas instituições carcerárias e voltadas ao tratamento de dependentes químicos.
“Dentro e fora do Parlamento gaúcho, Sergio Peres tem pautado sua conduta na transparência e na honra aos compromissos assumidos com o setor da saúde, da segurança pública, da acessibilidade, da educação, da proteção animal e da inclusão social”, ressalta a página dedicada ao parlamentar no site do partido Republicanos.
(Marcello Campos)