Terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Deputado federal Félix Mendonça é alvo de operação que investiga desvios de emendas parlamentares

A PF (Polícia Federal) realizou nesta terça-feira (13) uma nova fase da Operação Overclean, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desvios de emendas parlamentares, além de corrupção e lavagem de dinheiro. O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) foi o principal alvo da ação.

A PF cumpriu mandados de busca e apreensão no apartamento de luxo do deputado em Salvador (BA). A operação teve o apoio da CGU (Controladoria-Geral da União) e da Receita Federal.

No total, nesta terça foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nunes Marques, em Brasília (DF) e nas cidades baianas de Salvador, Mata de São João e Vera Cruz. Essa é a nona fase da operação.

O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicas.

O esquema funcionava da seguinte forma: recursos públicos de emendas parlamentares eram direcionados para licitações. Servidores públicos facilitavam a vitória de empresas que, ao executar os serviços contratados, superfaturavam os contratos e, dessa forma, aconteciam os desvios do dinheiro.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Financiamento de veículos fecha 2025 com 7,3 milhões de unidades no Brasil
Clientes do Dmae podem parcelar no cartão de crédito dívidas pendentes de contas de água em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play