Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de fevereiro de 2026
O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) foi eleito e empossado presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) para o período 2026-2027. Autoridades e familiares participaram da sessão solene realizada no plenário 20 de Setembro na tarde desta terça-feira (3). Peres substitui Pepe Vargas (PT).
Além de Sergio Peres, a Mesa Diretora será composta por Dr. Thiago Duarte (União) como 1º vice-presidente, Adolfo Brito (PP) como 2º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB) como 1º secretário, Pepe Vargas (PT) como 2º secretário, Delgada Nadine como 3ª secretária e Paparico Bacchi (PL) como 4º secretário. Os suplentes de secretário serão Delegado Zucco (Republicanos), Luiz Marenco (PDT), Professor Cláudio Branchieri (Podemos) e Gaúcho da Geral (PSD).
A chapa foi eleita para comandar a ALRS até 31 de janeiro de 2027, concluindo o acordo pluripartidário que vem garantindo o revezamento das quatro maiores bancadas na presidência da Assembleia ao longo da legislatura, uma a cada ano. Isso é possível graças à renúncia da Mesa ao fim do primeiro ano de cada biênio, já que, regimentalmente, a Mesa Diretora é eleita para dois anos.
A sessão solene foi aberta pelo então presidente da Casa, deputado Pepe Vargas. O parlamentar saudou a gestão compartilhada que teve as bancadas do MDB, PP, PT e Republicanos à frente da ALRS. “Somos uma Casa plural, com embates entre as diversas forças políticas, porém, com tolerância e civilidade frente às divergências, ao contrário do que infelizmente assistimos nos dias atuais em muitas Casas legislativas. Creio que isso se deve ao arranjo polítoco que delega às quatro maiores bancadas presidir nossa Casa em cada legislatura, incorporando na Mesa as demais bancadas através de rodízio. Essa gestão compartilhada nos exige identificar convergências e administrar divergências. É uma experiência singular, sem similar nas demais unidades da federação”, registrou.
Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Assembleia, Sergio Peres registrou que chegar à Presidência da ALRS é o dia mais importante de sua carreira política. Natural do interior de Caraá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, ele falou de sua trajetória pessoal e da mudança para a Região Metropolitana de Porto Alegre em 1987, onde começou sua carreira profissional em Gravataí. Após, abriu o próprio negócio em Cachoeirinha e começou a frequentar a Igreja Universal, onde se tornaria pastor em 1993.
Sergio Peres falou do tema escolhido para a sua gestão, o Municipalismo, defendendo a melhor distribuição do bolo tributário por parte da União. “A coisa mais injusta que tem hoje no pacto federativo é nós termos 497 municípios no estado e chegar aqui no HPS, na Santa Casa. É uma rodoviária de carros das prefeituras, de ambulâncias, de vans, de micro-ônibus, de ônibus trazendo as pessoas para fazer exames médicos”, disse, apontando o problema da saúde como uma das questões a serem discutidas ao longo do ano.