Segunda-feira, 18 de maio de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de maio de 2026
A relação dos torcedores brasileiros com a Seleção masculina de futebol vive um momento de desgaste às vésperas da Copa do Mundo. Pesquisa nacional da AtlasIntel mostra que sentimentos negativos ou de distanciamento predominam entre os brasileiros quando o assunto é a equipe comandada por Carlo Ancelotti.
Segundo o levantamento, 39,8% dos entrevistados afirmaram que a palavra que melhor define o sentimento atual em relação à Seleção Brasileira é “desconfiança”. Outros 31,8% citaram “indiferença”. Já “esperança” apareceu para 23,1% dos participantes da pesquisa.
Os números indicam uma mudança no vínculo emocional historicamente construído entre o País e a Seleção, principalmente após as eliminações recentes em Copas do Mundo e o período de instabilidade vivido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nos últimos anos.
O levantamento aponta diferenças importantes entre faixas etárias. Entre integrantes da Geração Z, a esperança com a Seleção chega a 42,2%, superando a desconfiança, que aparece com 32,1%. Já entre baby boomers e integrantes da geração silenciosa, a desconfiança dispara para 57,2%, enquanto a esperança cai para 15,4%.
O recorte regional também mostra contrastes. No Nordeste, a esperança em relação à Seleção é maior do que a média nacional e atinge 28,7%. No Sudeste, principal colégio eleitoral do País, a desconfiança lidera com 43,2%.
Entre os homens, a esperança aparece em 32,4% das respostas. Já entre as mulheres, o sentimento predominante é a indiferença, citada por 36,6% das entrevistadas.
Apesar do cenário de desgaste, a pesquisa indica que a Copa do Mundo segue mobilizando o público brasileiro. O torneio de 2026 será o primeiro sob comando do técnico Carlo Ancelotti, contratado pela CBF para tentar recolocar a Seleção entre as favoritas ao título mundial.
A pesquisa AtlasIntel ouviu 964 pessoas entre os dias 27 de abril e 8 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Jogos
A Seleção Brasileira estreará no Grupo C da Copa do Mundo no dia 13 de junho, às 19h (horário de Brasília), contra o Marrocos, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Depois, enfrentará o Haiti, no dia 19, às 21h30min, na Filadélfia.
A terceira partida será contra a Escócia em 24 de junho, às 19h, me Miami.