Segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Desembargador Cláudio Martinewski, 60 anos, assume a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul nesta terça

O desembargador Cláudio Martinewski assume a presidência da Associação dos Juízes do RS (Ajuris) nesta terça-feira (1º) para a gestão 2022-23. Eleito no dia 8 de dezembro, o magistrado substitui o juiz de Direito Orlando Faccini Neto, que deixa o cargo após dois anos de gestão.

A solenidade restrita a convidados ocorrerá a partir das 17h, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, localizado na sede do Ministério Público do RS, em Porto Alegre. O evento contará com transmissão ao vivo pelo Canal no Youtube da Associação.

A ocasião ainda será responsável por empossar os novos membros da diretoria executiva: o vice-presidente Administrativo, Cristiano Vilhalba Flores, o vice-presidente de Patrimônio e Finanças, Thiago Dias da Cunha, o vice-presidente Cultural, Daniel Neves Pereira, a vice-presidente Social, Amita Leão Barcellos Milleto, a vice-presidente de Aposentados, Helena Ruppenthal Cunha, a diretora da Escola da Magistratura, Patrícia Laydner, e a vice-diretora, Clarissa Costa de Lima. Também tomam posse o diretor do Departamento de Assistência à Saúde (DAS), José Eugênio Tedesco, e os subdiretores Paulo Augusto Monte Lopes, Marcelo Mairon Rodrigues e Flávio Mendes Rabello, além dos 15 membros do Conselho Deliberativo e três do Conselho Fiscal.

Segundo Martinewski, a principal meta da gestão é iniciar um projeto pensando no cenário pós-pandemia, que traz consigo muitas dificuldades comportamentais. “O desafio da nossa gestão é atuar para que todas as comarcas e juízes do Estado tenham as melhores condições jurisdicionais para suprir as demandas da sociedade e atender quem procura a justiça para resolver seus conflitos. Além disso, também queremos colocar a Ajuris à disposição da população, para que ela participe de todas as questões institucionais que são importantes no Estado Democrático de Direito, com destaque para os direitos humanos, que é uma bandeira que sempre foi defendida pela Associação”, destaca.

Perfil – Natural de Porto Alegre, Martinewski é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), com especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário e MBA em Administração do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas.

Ingressou na magistratura como pretor em 1987 e, em 1990, assumiu como juiz, atuando nas comarcas de Encantado, Dom Pedrito e Porto Alegre, onde atuou na 6ª Vara da Fazenda Pública. Foi juiz-corregedor no Tribunal de Justiça do RS (TJRS), diretor da Escola da Magistratura da Ajuris e diretor do Foro da Capital. Em 2014, foi promovido a desembargador e passou a integrar a 23ª Câmara Cível do TJRS.

O desembargador também sempre teve ativa vida associativa, com especial dedicação às atividades de melhorias e qualificação do serviço público. Foi presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, secretário-executivo do Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário, conselheiro do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) e integrante do Fórum Interinstitucional Previdenciário do TRF – 4ª Região, em representação do Poder Judiciário estadual. Na Ajuris, foi vice-presidente de Patrimônio e Finanças e vice-presidente Administrativo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Governo gaúcho anuncia nova data de provas do concurso público para Secretaria de Planejamento
Vigilância em Saúde de Porto Alegre programa ação para captura de escorpião amarelo nesta terça-feira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play