Segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Desemprego aumenta para 7,8% e atinge 8,5 milhões de brasileiros

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, apresentando uma alta de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023.

Apesar do aumento, a taxa ainda está abaixo da registrada no mesmo trimestre móvel do ano passado, de 8,6%. Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira (28).

A população desocupada (8,5 milhões) cresceu 4,1% (mais 332 mil pessoas) no trimestre encerrado em fevereiro de 2024 em relação ao anterior e recuou 7,5% (menos 689 mil pessoas) na comparação com o mesmo período do ano passado.

A população ocupada (100,25 milhões) não teve variação significativa ante o trimestre anterior e cresceu 2,2% (mais 2,1 milhões de pessoas) na comparação anual.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado (exceto trabalhadores domésticos) chegou a 37,995 milhões, novo recorde da série histórica da pesquisa.

O rendimento real habitual dos trabalhadores ficou em R$ 3.110, 1,1% superior ao trimestre anterior e 4,3% acima do valor registrado no mesmo período de 2023.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Pedágios sem cancela começam a operar neste sábado em rodovias na Serra Gaúcha e no Vale do Caí
Homem que criou perfil falso em nome do ministro da Justiça em rede social é alvo de operação da Polícia Federal
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play