Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 14 de outubro de 2023
Depois de embarcarem com suas bagagens nos ônibus que os levariam para a região Sul da Faixa de Gaza, 19 cidadãos brasileiros que estão abrigados em uma escola católica no território palestino foram informados de que não poderiam fazer o trajeto neste sábado (14).
Os brasileiros aguardavam a autorização da embaixada do Brasil na Palestina para iniciar o deslocamento desde o início da manhã deste sábado. No entanto, perto das 12h (horário local) em Gaza, o embaixador Alessandro Candeas informou que não obteve o sinal verde de Israel para que o grupo atravessasse o território.
Os ônibus para transportar os brasileiros chegaram à região durante a noite de sexta-feira (13), mas a embaixada do Brasil na Palestina considerou que era muito arriscado iniciar o deslocamento, por conta da série de bombardeios realizados por Israel na guerra contra o Hamas.
Os brasileiros estão abrigados na escola Rosary Sisters School, no Norte de Gaza, e precisam viajar até a cidade de Khan Younes, no Sul – um trajeto de 25 quilômetros.
Quando chegarem no Sul de Gaza, os brasileiros devem aguardar para embarcar no avião enviado pelo governo do Brasil para resgatá-los. A aeronave partirá do Egito.