Quinta-feira, 01 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 1 de janeiro de 2026
O Aston Villa anunciou nesta quinta-feira (1º) a contratação do jovem Alysson, atacante de 19 anos, revelado na base do Grêmio.
Alysson passou por exames médicos em Birmingham e assinou contrato com o novo clube, para depois posar para fotos ao lado do técnico espanhol Unai Emery. Os valores da contratação não foram divulgados pelo Villa, mas, nos bastidores, a informação é que Alysson custou 10 milhões de euros fixos (R$ 64,7 milhões), com valores extras em caso de objetivos atingidos.
O time gaúcho é dono de 80% dos direitos econômicos do atleta, sendo assim a perspectiva é que o Grêmio arrecade aproximadamente R$ 52 milhões na negociação.
Em sua temporada de estreia nos profissionais, o jovem atacante esteve em 39 jogos, com dois gols e três assistências pelo Tricolor, somando 1730 minutos.
Ele foi promovido à equipe principal em 2025 após ser um dos destaques do time na Copinha e também no Brasileirão Sub-20. Ainda nesta temporada, esteve presentes nos jogos do Grêmio da Sul-Americana e Copa do Brasil.
O atacante usará a camisa 47 no clube e será o quinto brasileiro a atuar pela tradicional equipe do Villa Park. O compatriota de maior destaque foi Douglas Luiz, volante revelado no Vasco e que vestiu as cores entre 2019 e 2024.
Além de Douglas Luiz, o atacante Wesley Moraes, o meia Philippe Coutinho e o zagueiro Diego Carlos são os outros brasileiros a atuar pelo Aston Villa.
Com Alysson, o Villa também ajuda a aumentar a legião de jogadores do Brasil na principal liga da Europa. A relação conta com 31 nomes. Entre eles, Alisson (Liverpool e ex-Inter), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Estêvão (Chelsea), Lucas Paquetá (West Ham) e Richarlison (Tottenham).