Sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 14 de novembro de 2025
Em 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira do Brasil, o mais significativo símbolo da Nação Brasileira.
Tem uma longa e gloriosa História nosso pavilhão. Desde a chegada dos portugueses em nossas praias até hoje, 13 versões representaram o território e seu povo. No período colonial, as bandeiras adotadas representavam a administração da Coroa Portuguesa.
Com a Independência, em 1822, o Imperador D Pedro I criou, em 18 de setembro daquele ano, a Bandeira Imperial do Brasil com as formas que até hoje ostenta: retângulo em verde, contendo um losango em amarelo e, ao centro, o Escudo das Armas do Brasil.
Após a Proclamação da República, foi instituída definitivamente o Pavilhão Nacional, em decreto de 19 de novembro de 1889. A mudança no aspecto visual da bandeira, na transição do Império para a República, foi pequena. Somente o Escudo das Armas foi substituído pela esfera em azul ornada de estrelas, cada uma representando um estado da Federação e com a forma das constelações do céu do Rio de Janeiro às 08h30min do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. Hoje são ao todo 27 estrelas: 26 representando os estados e uma correspondendo ao DF.
Ao todo, 203 anos transcorreram desde que este manto sagrado passou a representar os brasileiros e seu território e, destes, 136 anos na versão republicana, a definitiva. A História de um povo, de uma civilização que se formou e se impôs entre as demais nações, se impôs por suas conquistas, por seus feitos e pela trajetória que percorreu e percorre ainda hoje.
A Bandeira Nacional, está hasteada e desfraldada sobre este imenso território brasileiro, induzindo a união dos compatriotas de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Nestes tempos de incertezas no seio da sociedade brasileira, de mudanças radicais no cenário político e de relativização de valores, os brasileiros devem se voltar para este símbolo da Pátria e tomar inspiração na perenidade e força de sua presença sobre o território, inspiração para acreditar que nós, brasileiros, teremos discernimento e talento para retomar o projeto de Nação, cujo caminho sofreu algum desvio ao longo do tempo, mas que podemos, sim, retomar o rumo e formar um ambiente acolhedor e promissor para os filhos e filhas desta terra.
Este é o sentimento, este é o propósito: a união dos brasileiros em torno de seu maior símbolo e de suas cores representativas, o verde e o amarelo. Cores do Brasil. Neste dia 19 de novembro, nós brasileiros prometemos solenemente cumprir esse juramento.
A ALMA DE UMA NAÇÃO É O ESPÍRITO PATRIÓTICO DE SEU POVO – LDN/RS
*Marco Dangui Pinheiro
Coronel Veterano do EB
Pres. da Liga da Defesa Nacional / RS