Sábado, 13 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de dezembro de 2025
A estação mais quente do ano pede cuidados redobrados com a pele. A exposição solar sem proteção pode causar danos como manchas, ressecamento e envelhecimento precoce da pele no verão.
A radiação solar, quando atinge a pele desprotegida, gera ressecamento excessivo, pois acelera a perda de água no tecido cutâneo. Além disso, os raios UVA e UVB danificam as fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação, firmeza e elasticidade, causando o processo de fotoenvelhecimento na pele do rosto e do corpo.
Apesar das altas temperaturas e da maior incidência dos raios solares durante a estação, é possível cuidar da pele com algumas precauções na rotina de skincare.
Veja algumas dicas a seguir:
Hidratação
Os primeiros passos para uma pele saudável são a higienização e a hidratação, especialmente no verão, época em que transpiramos mais e produzimos mais sebo, devido ao calor.
Para evitar problemas como oleosidade excessiva e acne, higienize a pele ao acordar e antes de dormir. Escolha produtos leves que hidratem e refresquem a derme.
Proteção
Usar protetor solar é indispensável o ano inteiro. Durante o verão, época em que a exposição solar aumenta consideravelmente, esse cuidado deve ser reforçado.
Portanto, tenha o protetor solar como o melhor amigo para cuidar da pele no verão e proteja-se de manchas, rugas, linhas de expressão e até mesmo do câncer de pele.
Pele oleosa
A pele oleosa no verão também precisa de uma rotina disciplinada de higienização, hidratação e proteção solar com produtos específicos, como dermocosméticos em textura gel, sérum, não comedogênicos e oil free.
Não se esqueça de retocar o protetor solar a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água e transpiração excessiva.
Antes de dormir, higienize o rosto com sabonete específico para controle de oleosidade, aplique um tônico para pele oleosa e então hidrate a pele.