Domingo, 26 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de março de 2023
Dias após a liberação da consulta ao Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC), mais de dez milhões verificações foram feitas por correntistas, interessados em eventuais valores “esquecidos” em bancos, instituições financeiras e cooperativas. Nessas buscas, mais de 2,8 milhões de pessoas físicas e jurídicas descobriram ter alguma quantia a sacar, considerando os R$ 6 milhões a serem liberados. As retiradas, no entanto, serão autorizadas a partir desta segunda (7), após 11 meses de bloqueio.
A consulta pode ser feita no site Valores a Receber, administrado pelo BC, que voltou a realizar consultas após um período de instabilidade devido ao número de acessos simultâneos. Na plataforma, é possível consultar saldos de pessoas já falecidas e resgatar esses valores. A consulta aos valores “esquecidos” estava suspensa desde abril de 2022, assim como os saques.
O sistema tem novidades, como impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento no WhatsApp e inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR. Também há uma sala de espera virtual, que permite que todos os usuários façam a consulta no mesmo dia, sem a necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.
Além dessas melhorias, haverá a possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.
Também há mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações: como valor, data e CPF de quem fez o pedido.
Como consultar
— Se o sistema oferecer a opção “Solicitar por aqui”:
Mesmo que você tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada. A instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado por você para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição. Mas não forneça senhas a ninguém.
— Se o sistema oferecer a opção “Solicitar por aqui”, mas não apresentar chave Pix disponível para seleção:
— Se o sistema não oferecer a opção “Solicitar por aqui”:
Se quiser, você pode exibir o comprovante que contém informações sobre o valor a receber, as solicitações realizadas e o protocolo de solicitação (caso tenha solicitado para receber via Pix).
No computador, você pode salvar, imprimir ou compartilhar esse comprovante para consultar no futuro. No celular, você pode compartilhar esse comprovante por e-mail ou em aplicativos de mensagens.
Para fazer a consulta e saber se há valor a receber em nome da pessoa falecida em algum banco, consórcio ou outra instituição, é preciso informar o CPF e a data de nascimento do falecido. E seguir o passo a passo igual ao de pessoa física.