Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de janeiro de 2026
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, divulgou a primeira imagem de Nicolás Maduro preso. O chefe de Estado venezuelano foi capturado na madrugada desse sábado, 3, durante um ataque aéreo norte-americano ao país.
A imagem foi postada pelo republicano na rede social Truth Social. “Nicolás Maduro a bordo do USS Iwo Jima”, escreveu na publicação. Maduro aparece vestindo moletons, com os olhos vendados e os pulsos algemados, enquanto segura uma garrafa de água.
O ataque promovido pelos Estados Unidos à Venezuela culminou também na captura da esposa do ditador, Cilia Flores. O bombardeio aéreo ocorreu em pontos de Caracas, capital da Venezuela, e também nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, a partir das 2h (6h de Brasília). O Fuerte Tiuna, o maior complexo militar do país e sede do Ministério da Defesa, foi visto em chamas em chamas após os ataques.
A captura do casal também foi confirmada por Trump nas primeiras horas do dia, na Truth Social. “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea. Essa operação foi realizada em conjunto com forças de aplicação da lei dos Estados Unidos”.
Nas redes sociais, é possível encontrar vídeos que mostram helicópteros das Forças de Operações Especiais dos EUA sobrevoando a capital venezuelana, enquanto múltiplas explosões são vistas na cidade. As aeronaves seriam CH-47G Chinook, projetados para operações secretas.
O governo da Venezuela confirmou que as explosões ocorreram nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira, além de Caracas. O país decretou estado de emergência devido à “ofensiva imperialista” dos EUA e mobilizou as forças de defesa. Ainda não há informações sobre mortos e feridos.
Entenda
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou ter realizado um ataque “de larga escala” contra a Venezuela neste sábado (3.jan). Em publicação na plataforma Truth Social, Trump disse ter capturado Maduro e sua mulher, Cilia Flores. Segundo Trump, eles foram levados para fora do país. Explosões, aeronaves e fumaça preta foram vistos em Caracas por volta das 2h no horário local (3h no horário de Brasília) durante aproximadamente 90 minutos, segundo imagens que circulam nas redes sociais. Um apagão afetou a área sul da cidade, próxima a uma importante base militar. Com informações dos portais Terra e Poder 360.