Quarta-feira, 18 de maio de 2022

loader

Dormência e formigamento em braços e mãos?

As mãos adormecidas são um sintoma frequente entre homens e mulheres na idade adulta. Dependendo da situação, a dormência pode afetar a mão esquerda, a direita ou as duas. Algumas das causas mais comuns são a compressão nos nervos, dificuldades na circulação sanguínea, inflamações ou o abuso de bebidas alcoólicas. No entanto, também pode ser um sinal de doenças mais sérias, como diabetes, AVC, esclerose múltipla, artrite reumatoide ou infarto.

O sintoma pode parecer algo comum e até inofensivo, mas quando o sintoma aparece com certa frequência, é preciso procurar ajuda de um profissional da saúde para identificar a causa. No dia a dia, ficar um longo tempo parado em uma mesma posição pode causar formigamentos em vários membros do corpo e, para resolver o problema, basta se movimentar para que tudo volte ao normal, aos poucos.

O formigamento nas mãos e nos pés pode ser causado por doenças circulatórias das artérias e veias. Além disso sentir as mãos e os dedos formigando ao acordar também pode indicar má circulação. Exitem casos como o de fenômeno de Raynaud, que ocorre quando os vasos sanguíneos dos dedos das mãos e às vezes dos pés ficam pálidos, roxos, quando expostos ao frio ou mesmo ao estresse.

Outra causa bem frequente é a compressão dos nervos que inervam os braços, que saem do pescoço, e chegam até as partes mais distantes das mão e dedos. Ao longo do trajeto, estes nervos podem ser pressionados, seja por tumores, infecções ou vasos sanguíneos dilatados, como pela radiculopatia da coluna, que é quando os nervos são comprometidos ainda na coluna vertebral, por uma hérnia de disco, osteoartrose da coluna ou estenose do canal vertebral, por exemplo.

Porém podemos ter uma causa local que é a Síndrome do Túnel do carpo. Esta síndrome é causa mais frequente de formigamento nas mãos e acontece quando o nervo mediano, que inerva a palma da mão, fica comprimido na região do punho, causando formigamento ou dormência que piora à noite, dificuldade para segurar objetos pequenos e sensação de ter os dedos inchados. Essa condição é muito comum durante a gestação, sendo a causa mais comum de formigamento nas mãos nesta fase.

Por vezes, a diabetes pode ser uma doença difícil de diagnosticar, quando os níveis de açúcar estão muito elevados, por muito tempo, uma das consequências é o surgimento de pequenas lesões nos nervos de várias partes do corpo e, por isso, a diabetes pode ser uma causa de formigamento nas mãos, braços, pernas ou pés, por exemplo.

Outras causas como o infarto, principalmente quando piora ao realizar esforços ou está acompanhado de outros sintomas como dor no peito, falta de ar, mal-estar ou suor frio. A deficiência de certas vitaminas, principalmente as vitaminas B12, B6, B1 ou E, pode provocar alterações nos nervos que causam formigamentos em diversas partes do corpo e alterações na sensibilidade, além de diversas outras como irritabilidade, cansaço e alterações psiquiátricas, por exemplo. O cisto sinovial pode aparecer em qualquer uma das articulações das mãos, como punho ou dedos, e geralmente provoca o surgimento de um pequeno caroço na pele, preenchido por líquido da articulação, que pode acabar comprimindo os nervos e gerando formigamento na mão, assim como perda de força.

Lembramos, que um profissional de saúde de confiança deve ser procurado sempre que alguns dos sintomas mencionados acima for presente ou se a dormência permanecer sem causa aparente por vários dias.

Entre em contato com a redação e compartilhe sobre o que mais você gostaria de ler por aqui. A sua dúvida é a de muita gente…

Filipe Guerrero Gracia – Osteopata DO MRO Br

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Filipe Guerrero Gracia

Dores de cabeça: quando devo me preocupar
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play