Sábado, 30 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de julho de 2025
A Polícia Civil e a Brigada Militar deflagraram, na manhã desta sexta-feira (11), uma operação para combater a criminalidade – principalmente o tráfico de drogas e o furto de fios e cabos – na Vila dos Papeleiros, loteamento localizado na região central de Porto Alegre.
Durante a ofensiva, batizada de Operação Lei e Ordem – Via Dignitatis, cerca de 300 policias civis e militares cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão. Eles contaram com o auxílio de drones e de um helicóptero. O trânsito foi interrompido na região para a realização da operação.
Doze criminosos foram presos, sendo quatro foragidos e oito em flagrante. Os agentes apreenderam 20 quilos de fios e cabos furtados ou roubados.
“A operação foi desencadeada, sobretudo, em virtude das constantes reclamações de comerciantes da região. Diante desse cenário, foi desenvolvido um trabalho de levantamento e investigação no loteamento Santa Terezinha, popularmente conhecido como Vila dos Papeleiros, situado na região central de Porto Alegre, entre a rua Voluntários da Pátria e a Avenida Castelo Branco. Paralelamente, chegaram à Divisão de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana e ao Setor de Inteligência da Brigada Militar informações sobre o intenso tráfico de entorpecentes na área. As denúncias relatavam uma expressiva movimentação de pessoas em determinados pontos da comunidade, com trocas frequentes de pequenos pacotes, ocorridas em diversos horários do dia e da noite”, informou a Polícia Civil.