Segunda-feira, 04 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de agosto de 2025
Seleção Brasileira Feminina conquistou mais uma vez a Copa América, e entre os destaques da campanha vitoriosa está a meio-campista Duda Sampaio, do Corinthians. Com dois gols e uma assistência ao longo do torneio, a camisa 5 foi peça-chave na trajetória da equipe comandada por Arthur Elias, que levantou o troféu continental pela segunda vez consecutiva.
Após a vitória na final disputada em Quito, no Equador, Duda celebrou o bicampeonato com emoção e gratidão:
“É indescritível. É minha segunda Copa América, e a última já foi sofrida (a de 2022, quando o Brasil venceu por 1 a 0, com gol de pênalti da Debinha). Só tenho que agradecer a Deus e à minha família, que sempre me apoiou, e aproveitar o momento. Acho que a nossa Seleção está em um momento muito bom, e temos que aproveitar para continuar evoluindo, porque o nosso principal objetivo é em 2027”, afirmou.
Duda também destacou o entrosamento com Angelina, sua parceira de meio-campo, que se consolidou ao longo da competição: “Independente de quem joga no meio, a gente tenta se adaptar. Eu e a Angelina temos uma minutagem até maior agora, e é um momento bom. Nos conhecemos bem, então só temos a crescer juntas”, completou.
A meio-campista revelou os bastidores da rotina durante o torneio, marcado por viagens, concentração e pressão dos jogos. Apesar dos desafios, ela reforçou que viver esse ambiente é o que mais a motiva como atleta:
“A viagem, sem dúvidas, é muito difícil. Passar um mês em concentração, o tempo inteiro com a Seleção, a pressão dos jogos… Mas também é gostoso. A gente, como atleta, sabe que é o momento que mais gostamos de participar. Eu não disputei a prorrogação e estou bem tranquila, mas tenho certeza de que vamos aproveitar e também descansar, porque tem o campeonato (Brasileirão) aqui no Brasil”, detalhou.
Mesmo com maioria de torcedores colombianos nas arquibancadas em Quito, Duda ressaltou que o apoio vindo do Brasil foi fundamental:
“Lá (em Quito) tinha mais torcida da Colômbia, mas eu vi algumas fotos de lugares cheios (assistindo ao jogo). Então, para a gente, isso é uma alegria. Representa o que a gente busca, que é mostrar nossa força para o Brasil. Tenho certeza de que eles ficaram bem representados e felizes”, comentou.
Com o fim da Copa América Feminina, as 23 convocadas começaram a retornar aos seus clubes. No domingo (3), desembarcaram em São Paulo Amanda Gutierres, Fê Palermo, Kerolin e Kaká. Já nesta segunda-feira (4), chegaram à capital paulista Jhonson, Dudinha, Yaya, Mariza, Yasmim, Fátima Dutra, Duda Sampaio e Antônia.
Luany e Cláudia seguiram direto para o Rio de Janeiro, enquanto Camila e Isa Haas retornaram a Belo Horizonte. A próxima Data Fifa está marcada para o período entre os dias 20 e 29 de outubro, quando a Seleção voltará a se reunir.