Sábado, 01 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 31 de outubro de 2025
A partir da próxima quarta-feira (5), o Barrashopping Sul sediará o simpósio internacional “TVI – Transcatheter Valve Intervention”, com atividades que prometem fazer de Porto Alegre um centro mundial de procedimentos cirúrgicos inovadores na área de cardiologia durante os três dias de evento. A programação inclui palestras, cursos teóricos e práticos, workshops interativos e transmissão ao vivo de procedimentos em seis pacienteds no Exterior.
Com representantes de 12 países e um total de 400 participantes, esta é a terceira edição consecutiva do simpósio na capital gaúcha. Estão previstas as presenças de renomados cardiologistas, cirurgiões, intervencionistas, hemodinamicistas, intensivistas, especialistas, pesquisadores e acadêmicos da área da saúde do Brasil e de outros países.
No foco do evento – promovido pela empresa gaúcha Cardiofy – está implante de válvula cardíaca pelo método transcateter, técnica minimamente invasiva e que é responsável por salvar as vidas de pacientes com risco alto a moderado para cirurgia convencional, muitos dos quais não suportariam a abertura do tórax para correção de lesões no coração. Vale lembrar que cerca de 10% de pessoas com mais de 70 anos são acometidas com valvulopatias.
O Simpósio Internacional TVI – Transcatheter Valve Intervention (Intervenção de Válvula Transcateter), de 5 a 7 de novembro, no Centro de Eventos BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal), em Porto Alegre, aborda as novidades da técnica minimamente invasiva que utiliza cateter (tubo fino) e simplifica o tratamento.
Como funciona
Na sua essência, a intervenção de válvula transcateter se baseia na introdução do cateter através de uma punção (sem cortes), geralmente na artéria da virilha, com anestesia local. Com apoio de imagens, navegando por dentro dos vasos sanguíneos, o cateter leva a válvula artificial comprimida na ponta.
No local afetado, a prótese é liberada, expandida e instalada. O resultado é a melhora do fluxo sanguíneo. Assim, fica corrigida a estenose, quando a válvula não abre corretamente e restringe o fluxo de sangue, ou reparada a insuficiência/regurgitação, quando a válvula não fecha bem e permite o refluxo de sangue.
O procedimento é de alta complexidade e impõe grande expertise da equipe cirúrgica, assim como requer uma instituição de saúde com suporte sofisticado de anestesia, ecocardiografia e terapia intensiva. A programação do simpósio atende essa progressiva demanda por qualificação profissional, além de fomentar o desenvolvimento de habilidades essenciais às melhores práticas, promover a constante atualização científica e incentivar o intercâmbio de experiências.
Saiba mais
As terapias transcateter têm se consolidado como alternativas seguras e eficazes no tratamento de valvulopatias. O Simpósio TVI, com alto nível científico, se firma em Porto Alegre como um dos eventos mais importantes e mais aguardados no campo das cardiopatias estruturais e valvares da América Latina.
“Desde 2023, o encontro tem promovido a integração entre equipes multidisciplinares e reúne as maiores referências mundiais que vêm em busca de aprimoramento ainda maior”, resume o cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi, coordenador do simpósio. Os detalhes do evento podem ser conferidos no site simposiotvi.com.br,
(Marcello Campos)