Sábado, 26 de abril de 2025

Duzentas mil pessoas acompanham o funeral do papa Francisco no Vaticano

O Vaticano informou que aproximadamente 200 mil pessoas se reuniram para acompanhar o funeral do papa Francisco na Praça de São Pedro, neste sábado (26). Além dos fiéis, compareceram à cerimônia chefes de Estado e de governo de diversos países, entre eles os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump.

A Missa das Exéquias iniciou por volta das 5h (pelo horário de Brasília, 10h no horário local). A celebração, conduzida pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, foi a última antes do sepultamento do pontífice.

Durante a homilia da missa no funeral do papa, o cardeal exaltou o legado de Francisco, incluindo o combate às guerras no mundo. “Perante o eclodir de tantas guerras nos últimos anos, com horrores desumanos e inúmeras mortes e destruições, o papa Francisco levantou incessantemente a sua voz implorando a paz e convidando à sensatez”, disse o religioso durante a missa. “Porque a guerra, dizia ele, é apenas morte de pessoas e destruição de casas, hospitais e escolas”, declarou o cardeal.

Depois, o caixão do papa deixou o Vaticano em direção à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em um trajeto de cerca de 4,4 quilômetros, onde ocorre o sepultamento.

Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral) e de um quadro de insuficiência cardíaca.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Porto Alegre registra terceira morte por dengue em 2025
No funeral do papa, cardeal exalta pedidos de Francisco pela paz no mundo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play