Quinta-feira, 12 de junho de 2025

É falsa imagem que mostra helicóptero da Havan fazendo resgate em área alagada no RS

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra o que seria um helicóptero pintado com uma bandeira do Brasil e um letreiro da empresa Havan resgatando pessoas em uma cidade alagada. A imagem é falsa.

Em apenas uma das postagens em redes sociais, a imagem tinha mais de 120 mil curtidas e mais de 14 mil compartilhamentos. A postagem, depois apagada, incluía a frase “grandes empresas dando exemplos de esforços e logísticas.”

Não há referência explícita ao Rio Grande do Sul, afetado por uma tragédia sem precedentes.

Por meio de sua assessoria, a Havan negou que a aeronave da imagem pertença ao grupo. A empresa informou que enviou dois helicópteros para o Rio Grande do Sul, que auxiliaram no transporte de alimentos, medicamentos, equipamentos e pessoas – tanto profissionais de saúde e de resgate como pessoas resgatadas – mas que as aeronaves “não são desse modelo”.

“Não temos nenhum helicóptero parecido com esse retratado na imagem”, reforçou a assessoria.

A imagem também foi submetida a ferramentas de detecção de uso de inteligência artificial, como Hive Moderation e Hugging Face. Ambas registraram elevadas chances (99,9% e 96%, respectivamente) de que a foto tenha sido criada por meio de softwares de geração de imagens.

Procurado, o dono do perfil que realizou a primeira postagem com a imagem disse ter baixado a montagem de algum perfil, sem se se lembrar qual, e que percebeu “logo” se tratar de uma montagem. Ele apagou o post.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Influencer diz que governo negou ajuda para trazer doações dos Estados Unidos, mas não apresenta provas
Vídeo que mostra Beyoncé criticando Madonna por show no Brasil em meio a enchentes no RS não é verdeiro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play