Sábado, 05 de outubro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 22 de junho de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (23), em Roma, na Itália, durante entrevista coletiva, que não é o governo quem está brigando com o BC (Banco Central) por conta do atual patamar da taxa de juros, mas, sim, “toda a sociedade brasileira”.
“É irracional o que está acontecendo hoje no Brasil. Temos uma taxa de 13,75%, com uma inflação de 5%”, declarou o petista ao destacar que mais de 70% da população está endividada no momento.
Em uma crítica direta ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, Lula disse: “Esse cidadão joga contra a economia brasileira, joga contra os interesses da economia brasileira. Ele não tem explicação, não existe explicação aceitável de por que a taxa de juros está a 13,75%, não existe”.
“Você tem noção de quantos presidentes de Banco Central o FHC [ex-presidente Fernando Henrique Cardoso] afastou? Foram três ou quatro. Porque se o presidente indica e o cara não faz um bom trabalho, afasta ele. Agora, não. Agora, o presidente não pode fazer nada porque o presidente do BC não foi indicado pelo presidente, mas pelo Congresso Nacional, pelo Senado”, prosseguiu Lula.
Na noite de quarta-feira (21), o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC decidiu manter a Selic em 13,75% ao ano.