Segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

É mentirosa informação de que a Receita Federal irá suspender contas bancárias e cartões de crédito

Circula na internet uma informação falsa de que a Receita Federal irá suspender contas bancárias e cartões de crédito de contribuintes. É mentira, no entanto. E o órgão já se manifestou sobre o assunto.

“Isso simplesmente não existe, nem pode existir no Brasil. A Receita Federal não tem atribuição, instrumentos, nem interesse nessa suposta suspensão, que seria ilegal e inconstitucional”, afirmou em comunicado publicado nesta segunda-feira.

O órgão também pediu que as pessoas não repassem a fake news, apontando que divulgar notícias falsas ajuda organizações criminosas, que aproveitam a desinformação para aplicar golpes, fazendo-se passar pela Receita e exigindo pagamentos indevidos.

Sites que publicam fake news mentem e favorecem bandidos e podem ser denunciados. O cidadão que sofrer alguma cobrança com ameaça de suspensão de conta ou cartão, também deve denunciar o golpe à polícia.

Como se proteger
Não pague boletos suspeitos: A Receita nunca exige pagamentos via transferência direta ou ameaças imediatas por mensagens de texto/WhatsApp.

Verifique os canais oficiais: Sempre consulte sua situação fiscal pelo portal e-CAC ou pelo site oficial gov.br/receitafederal.

Denuncie: Caso encontre sites ou perfis disseminando essas mentiras, denuncie às autoridades competentes.

Comunicado da Receita Federal sobre o Simples Nacional 

A Receita Federal divulgou informações importantes sobre o processamento das solicitações para o Simples Nacional e o Simei (MEI) em 2026. O prazo para que os contribuintes pudessem solicitar a opção por esses regimes foi encerrado no dia 30 de janeiro de 2026, às 23h59min59s.

Durante todo o período, os sistemas da Receita permaneceram disponíveis, permitindo que os interessados enviassem suas solicitações. No encerramento do prazo, a Receita Federal registrou um pico histórico de acessos, resultando em mais de 1 milhão de solicitações para o Simples Nacional.

Destas, aproximadamente 500 mil já foram deferidas. Para o Simei, foram contabilizados mais de 245 mil pedidos, com cerca de 170 mil aprovações até o momento. Esse volume expressivo de solicitações reflete a crescente adesão dos contribuintes a esses regimes simplificados.

As solicitações que ainda estão pendentes de análise continuarão sendo processadas automaticamente nos próximos dez dias. Esse tempo é necessário para que os sistemas verifiquem as regularizações realizadas pelos contribuintes até o fim do prazo.

A Receita Federal ressaltou que esse procedimento é auditável e não requer ações adicionais por parte dos microempreendedores ou empresas. O Fisco também abordou as instabilidades pontuais que ocorreram no último dia de solicitações.

Embora algumas mensagens de erro tenham sido exibidas, a Receita garantiu que todas as solicitações enviadas dentro do prazo estão sendo validadas tecnicamente. Isso inclui aquelas que apresentaram problemas durante o envio, assegurando que não haverá prejuízos para os contribuintes.

Para acompanhar o status de suas solicitações, os contribuintes podem utilizar os canais oficiais da Receita Federal. O Portal do Simples Nacional e o Portal do MEI são os meios recomendados para verificar o andamento das opções feitas. Com informações dos portais Extra e Correio do Estado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presidente da Câmara dos Deputados encaminha PEC que acaba com a escala 6×1 para a Comissão de Constituição e Justiça e diz que, depois, texto será debatido em comissão especial
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play