Segunda-feira, 15 de julho de 2024

É possível desbloquear pen drive protegido contra gravação?

Inúmeros usuários têm a prática de armazenar seus arquivos em dispositivos físicos, como pen drive protegido contra gravação.

Um pen drive protegido contra gravação nada mais é do que um dispositivo USB configurado para impedir que novos dados sejam gravados nele. Existem algumas formas para que essa configuração seja ativada, de modo físico ou através de softwares.

Essa prática evita que pessoas não autorizadas acessem os dados que estão salvos nesse meio. O problema acontece quando você precisa usar esse pen drive para novas gravações e não consegue.
Nesse sentido, quem possui o acesso pode ler os arquivos, porém, fica impossibilitado de adicionar, excluir ou modificá-los.

Se você se deparou com um pen drive protegido contra gravação, saiba como reverter essa situação e voltar a usar e gravar na unidade selecionada.

Como descobrir se é um pen drive protegido contra gravação?

Para verificar se o dispositivo usado é um pen drive protegido contra gravação é muito simples. A primeira medida é observar se o pen drive ou cartão de memória possui um interruptor físico de proteção contra gravação.
Comumente este interruptor está localizado na lateral do dispositivo, e pode ser movido para ativar ou desativar a proteção. Obviamente, essa é a maneira mais prática para que um pen drive mude de protegido para desprotegido contra gravação.

Para descobrir se o bloqueio foi feito por algum software, conecte o dispositivo ao computador e tente gravar algum dado.

Caso haja proteção, uma mensagem de erro será exibida informando que é impossível realizar a gravação.
Uma alternativa é acessar as propriedades do pen drive quando este estiver conectado ao computador. Verifique se há indicação de bloqueio nas configurações de segurança ou proteção do dispositivo.

Por último, você também pode verificar no site da fabricante se existe um programa disponível para diagnosticar o estado do dispositivo. Essa análise também é útil para entender porque foi constatado um dispositivo USB não reconhecido.

Alguns erros ou até mesmo arquivos e dados corrompidos causam avarias nos dispositivos e também impactam na possibilidade de gravação.

Formas de desbloquear um pen drive protegido

Para editar arquivos existentes, ou incluir novos dados em um pen drive protegido contra gravação, a primeira medida é desbloquear o dispositivo.

E para isso, há algumas formas, considerando como cada pen drive foi bloqueado:

Bloqueio físico

Imagem de Aleksander Dumata no Pexels

Se o pen drive não aparece ou está inacessível, pode ser que o botão ou interruptor de bloqueio esteja ativado. Nesse sentido, verifique primeiro como esse interruptor está posicionado.

Pode ser que não haja uma descrição sobre bloqueio e desbloqueio no dispositivo. Por isso, teste o pen drive no computador.

Caso perceba que é um pen drive protegido contra gravação, mude a chave e teste novamente. Essa é a primeira e mais fácil alternativa, ao perceber que não houve mudança, será necessário outro método de desbloqueio.

Usando o próprio sistema operacional
Ao constatar que o bloqueio não é físico, mas o pen drive está protegido contra gravação, você pode usar recursos do próprio sistema operacional para resolver a situação. Há duas maneiras para usar o próprio Windows para desbloquear o pen drive. A primeira se refere ao uso do prompt de comando.

Primeiramente, na barra de pesquisa de tarefas digite “cmd” ou “Prompt de Comando” e aperte o “Enter” para acionar essa opção.

Na janela que será aberta, escreva “diskpart” e pressione “Enter”. Quando o diskpart for processado, é hora de digitar “list disk” e apertar Enter.

Um processo irá listar todos os discos do seu sistema. Procure pelo pen drive que deseja remover a proteção dentre tudo que foi listado.

Confira o número do seu pen drive protegido para prosseguir. Por exemplo, se o pen drive protegido contra gravação tiver o número 123, escreva “Select Disk 123”,  pressione Enter e selecione a unidade USB.

Depois disso, a unidade estará desbloqueada. Como último passo, digite “attribute disk clear readonly” para remover a proteção contra gravação da unidade.

O processo é finalizado ao fechar a janela de prompt e testar se o desbloqueio funcionou. Outra medida é usar o Editor de Registros. Esse processo é mais simples e prático. Na barra de pesquisa digite “Regedit” e busque por “Editor do Registro”.

Assim que a janela for aberta, confira a opção “Computador” no painel esquerdo. Navegue para “ComputerHKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlStorageDevicePolicies”.
Se não existir uma chave chamada “StorageDevicePolices”, clique com o botão direito em “Control”, “Novo”, “Chave” e renomeie o último como “StorageDevicePolicies”.

Agora crie um novo valor DWORD, chamado “WhiteProtect”, dê um clique duplo e defina o valor como “0” para desativar a proteção. Agora você precisa clicar em OK e reiniciar o computador. Agora conecte seu pen drive e confira se os dados podem ou não ser acessados.

Danificou algum arquivo?
Algumas alternativas para desbloquear pen drive protegido contra gravação podem danificar os arquivos se não forem bem feitas. Nesse sentido, é altamente recomendado usar o Wondershare Recoverit para recuperar pendrive corrompido.

Sendo uma solução revolucionária, é capaz de recuperar todos os dados do pen drive desbloqueado, mesmo que estejam com defeitos. Criada para ser uma alternativa amigável e de fácil acesso, o Recoverit possibilita a recuperação de dados de unidades USB, pen drive, SSD, HDDs, cartão de memória, e muito mais.

A ferramenta é abrangente e pode ser usada em casos de formatação intencional ou corrupção na unidade, por exemplo.

Não se trata apenas de dispositivos móveis, o Wondershare Recoverit também é capaz de recuperar arquivos do disco rígido. E, até mesmo de outros sistemas, como recuperar dados do Linux e NAS.

Para usá-la, a primeira ação é baixar e instalar o Recoverit. Confira se selecionou a versão adequada para seu sistema operacional.

Agora é hora de conectar o pen drive protegido contra gravação que foi desbloqueado. Espere que o computador o reconheça e assim que for detectado, veja em “Meu computador” por qual letra ele é representado.

Essa letra é bastante variável e muda de acordo com as partições existentes no HD do computador, e dos dispositivos conectados.

Feito isso, abra o Wondershare Recoverit e siga os passos para reaver os dados perdidos:

Recuperando arquivos com o Wondershare Recoverit

Na página inicial do Wondershare Recoverit você encontrará todos os dispositivos disponíveis no computador.
No painel à esquerda, acesse “Dispositivos Externos”, encontre o pendrive que deseja recuperar os arquivos e clique em “Iniciar” para começar o processo de recuperação.

O programa irá realizar uma ampla varredura em seus arquivos. Você pode acompanhar, em tempo real, os resultados encontrados.

Caso o dispositivo tenha muitos arquivos, use os filtros para encontrar seus arquivos mais rapidamente. Ou, pesquise por palavras-chave específicas para que Recoverit mostre os arquivos referidos. Toda essa busca e refinamento com filtros pode ser aplicada enquanto a varredura acontece, em tempo real.

Imagem do Wondershare Recoverit

Por ser uma solução muito moderna e atualizada, em alguns instantes esse processo de digitalização é finalizado.
Antes de recuperar os arquivos definitivamente, use a função pré-visualizar para encontrar o item específico.

Depois de revisar, selecione todos os arquivos que deseja e clique em “Recuperar” no canto inferior direito da tela. Agora é só escolher uma pasta para salvar estes arquivos.

É altamente recomendado que os arquivos recuperados não sejam salvos na mesma pasta de onde foram extraídos. Ou seja, procure salvar no computador, e não no pen drive que foi desbloqueado.

Muitas vezes a perda de arquivo acontece porque o dispositivo onde estão salvos está corrompido. Agora você entende o quanto é evidente que há desafios quando nos deparamos com um pen drive protegido contra gravação.

Porém, com comando simples e uma solução adequada é totalmente possível acessar os dados sem perdas e com total segurança.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Grupo Ueba lança o projeto Arte na sua Praia com diversas atrações culturais em Capão da Canoa
Arquiteta gaúcha desembarca em Lisboa para inauguração de novo projeto
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play