Segunda-feira, 04 de julho de 2022

loader

Em Barcelona, comitiva de Porto Alegre busca referências de estímulo ao empreendedorismo em projeto catalão

Dando início à segunda parte da missão internacional à Espanha, que começou pela capital Madrid, o prefeito Sebastião Melo e a comitiva de Porto Alegre visitaram a ACCIÓ (Agência de Competitividade Empresarial do governo da Catalunha) na manhã desta quinta-feira (07).

Além de conhecer as estratégias de estímulo ao empreendedorismo, os representantes da capital apresentaram as conquistas e a mobilização do Pacto Alegre, que une as universidades, o poder público e a iniciativa privada na consolidação de um ecossistema de inovação na cidade.

Criada em 2010, a ACCIÓ é um o órgão público voltado a fortalecer a competitividade das empresas catalãs, vinculado ao Ministério de Negócios e Trabalho do governo da Catalunha.

A comitiva foi recebida pelo diretor administrativo da Diretoria Geral de Inovação e Empreendedorismo do ministério, Lluís Juncà, que apresentou o cenário de inovação. A economia local reúne mais de 4 mil startups, 15 unicórnios (empresas de inovação que chegam a 1 bilhão de dólares em valor de mercado) e 35 das 50 maiores empresas de inovação e tecnologia do mundo instaladas na cidade.

“A inovação melhora a vida das pessoas nas cidades. Poder estabelecer esse intercâmbio com uma cidade que se tornou símbolo de desenvolvimento na área na Europa e no mundo é ter acesso a soluções concretas que irão fortalecer nosso projeto para Porto Alegre”, afirmou Melo. O coordenador do Pacto Alegre e futuro secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva, fez uma exposição sobre os avanços da capital gaúcha.

“Barcelona apostou na inovação e conseguiu se reinventar, tendo características similares a Porto Alegre e ao que estamos trabalhando para construir com o pacto. Ficou evidenciada a importância de, além de garantir geração de conhecimento, investir na transformação do conhecimento em oportunidades e novos negócios para desenvolver a sociedade”, avaliou. Na reunião, a estratégia de inovação do governo do Estado com o Inova RS também foi apresentada pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, reabre neste sábado após reforma
Presa quadrilha que distribuiu R$ 6,7 milhões em notas falsas no Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play