Sexta-feira, 01 de julho de 2022

loader

Em Barcelona, governador gaúcho assina memorando com a universidade Ramon Llull para cooperação no desenvolvimento de projetos

No quarto dia da missão governamental à Europa, o governador Eduardo Leite assinou, nesta quinta-feira (7), em Barcelona, na Espanha, um memorando de entendimento com a universidade Ramon Llull para cooperação no desenvolvimento de projetos. O objetivo do acordo, assinado também pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e pelo pró-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Jorge Audy, é dar ênfase às áreas de ecossistemas regionais de inovação, governança, tecnologias digitais, inovação aberta, smart cities e living labs, desenvolvimento sustentável, educação e cultura empreendedora.

“Esse protocolo busca a cooperação para que possamos trocar experiências, desenvolver projetos de living labs, um dos conceitos presentes no distrito 22@, na direção de desenvolvermos políticas públicas que possam ajudar no ambiente de inovação do Estado. Essa experiência de Barcelona oferece muitas oportunidades, e a parceria com a universidade vai permitir que possamos aprimorar nosso trabalho nessa direção”, explicou o governador.

O documento também prevê o apoio para a instalação de um hub de inovação do Rio Grande do Sul no Parque de Inovação La Salle Technova Barcelona, a fim de ajudar universidades, entidades públicas e privadas de todo o Estado a se conectarem com o ecossistema de Barcelona e sua área de influência. O memorando tem vigência de quatro anos, podendo ser prorrogado ou modificado a qualquer momento.

“Ao formalizarmos esse acordo de cooperação, vamos dar a possibilidade de enriquecer essa colaboração em ecossistemas de inovação e alavancar a economia baseada em inovação. O RS, como diz o governador, tem de se projetar internacionalmente e ter essa visibilidade como um espaço de inovação na economia moderna”, disse o secretário Lamb.

Encontro com o presidente da Catalunha

Eduardo Leite também se reuniu com o presidente da Catalunha, Pere Aragonès, na sede da Generalidade da Catalunha, instituição política do governo autônomo da Catalunha. Depois de conhecer as instalações do Palácio de Generalitat, um dos poucos edifícios medievais que ainda está em funcionamento na Europa, o governador e o presidente tiveram uma conversa reservada.

“Depois da nossa agenda em Madri, viemos a Barcelona, referência mundial em termos de reconversão direcionada à economia e à inovação. Com o presidente da Catalunha, que seria equivalente a um governador estadual, conversamos sobre as experiências locais em relação ao saneamento, transporte metropolitano, mudança da matriz energética para energia limpa, entre outros temas, principalmente dentro dessa perspectiva de mudança econômica, para vermos como estão se organizando na Europa, especialmente dentro da Catalunha. Estamos sempre buscando referências adequadas para estarmos alinhados, no RS e no Brasil, com o que queremos para o futuro do planeta e da nossa sociedade”, destacou Leite.

Visita à Fundesplai

Por fim, a última agenda do governador em Barcelona foi uma visita à sede da Fundesplai, uma iniciativa sem fins lucrativos que realiza ações voltadas para crianças, jovens, famílias e tem interlocução com o terceiro setor nas áreas educacional, social e ambiental. Leite e a comitiva foram recepcionados pelo presidente Josep Gassó.

O governador foi apresentado à plataforma “Demà Jovem”, aliança global entre a Fundesplai e a Renapsi, partilhada com entidades socioeducativas de Espanha, Itália, Portugal, Romênia, Suécia e Holanda. A plataforma oferece uma solução completa de gestão. A metodologia inclui o atendimento psicossocial personalizado acompanhado de aprendizes e uma plataforma de seleção e recrutamento, bem como a combinação de trabalho remunerado e formação para os jovens neste período.

Nesta sexta-feira (8), o governador e a comitiva cumprem agenda em Toulouse, no sul da França, para o último dia da missão governamental internacional. Na cidade, o Leite visitará a sede da Hyperloop TT. O retorno à capital está previsto para este sábado (9).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Brasil se aproxima de 600 mil mortes por Covid; média é a menor em quase 11 meses
Traficante é preso com aproximadamente 200 quilos de maconha em Sarandi
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play