Segunda-feira, 04 de julho de 2022

loader

Em Barcelona, governo do Estado assina memorando com universidade Ramon Llull

No quarto dia da missão governamental à Europa, o governador Eduardo Leite assinou, nesta quinta-feira (7), em Barcelona, na Espanha, um memorando de entendimento com a universidade Ramon Llull para cooperação no desenvolvimento de projetos de interesse e benefício mútuo para o desenvolvimento do RS. O documento também foi assinado pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.

O foco do acordo, assinado também pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e pelo pró-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Jorge Audy, foca as áreas de ecossistemas regionais de inovação, governança, tecnologias digitais, inovação aberta, smart cities e living labs, desenvolvimento sustentável, educação e cultura empreendedora.

“Esse protocolo busca a cooperação para que possamos trocar experiências, desenvolver projetos de living labs, um dos conceitos presentes no distrito 22@, na direção de desenvolvermos políticas públicas que possam ajudar no ambiente de inovação do Estado. Essa experiência de Barcelona oferece muitas oportunidades, e a parceria com a universidade vai permitir que possamos aprimorar nosso trabalho nessa direção”, explicou o governador.

O documento também prevê o apoio para a instalação de um hub de inovação do Estado no Parque de Inovação La Salle Technova Barcelona, a fim de ajudar universidades, entidades públicas e privadas de todo o Estado a se conectarem com o ecossistema de Barcelona e sua área de influência. O memorando tem vigência de quatro anos, podendo ser prorrogado ou modificado a qualquer momento.

Leite assinou o memorando durante visita à Barcelona Activa, a agência de fomento à inovação e tecnologia da prefeitura de Barcelona. O espaço fica no distrito 22@, idealizado por Josep Piqué, cujo projeto envolveu o planejamento urbanístico e de um plano de infraestrutura pública, culminando na revitalização de uma área de 200 hectares na cidade. O professor catalão também participa das ações do Pacto Alegre, na capital gaúcha.

Sobre o espaço, Leite destacou o projeto Cibernarium, serviço de treinamento e disseminação da tecnologia que foi criado em 1999 com o objetivo de desenvolver talentos na área da tecnologia da informação. Além disso, também oferece a chamada alfabetização digital.

“Percebo que, muitas vezes, as pessoas ainda não têm clareza do que exatamente procurar em termos de formação digital. Temos uma etapa anterior de letramento digital, para dar suporte e alcançar às pessoas o que essas tecnologias representam de oportunidades, e onde melhor podem se enquadrar. Precisamos desenhar isso no RS, e buscamos, aqui em Barcelona, essas boas inspirações”, disse o governador.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Hospital de Clínicas de Porto Alegre recruta voluntários para estudos com medicamento para Covid
Ministério da Saúde diz que não prevê usar CoronaVac em 2022
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play