Sábado, 27 de setembro de 2025

Em Buenos Aires, governador gaúcho reforça disposição do RS em ampliar cooperação turística com a Argentina

Durante reunião em Buenos Aires na manhã desse sábado (27), o governador Eduardo Leite reiterou a disposição do Rio Grande do Sul em ampliar a cooperação com a Argentina no segmento de turismo. O foco é a promoção conjunta de parte dos festejos alusivos aos 400 anos da missões jesuíticas em território gaúcho, a serem realizados em 2026.

O encontro teve como interlocutor o embaixador brasileiro no país vizinho, Julio Bitelli. Também participaram o titular da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), Ronaldo Santini, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo.

“É muito importante posicionar o embaixador sobre esse projeto, pois queremos uma integração ainda mais forte com a Argentina para o desenvolvimento turístico das missões”, frisou Leite. “Os argentinos são o principal emissor internacional para o Estado, com mais de 1 milhão de visitantes entre janeiro e agosto deste ano, e a meta é aumentar a permanência desses turistas em solo gaúcho.”

Infraestrutura e panorama político

A conversa também abordou pautas estratégicas de infraestrutura, como o gasoduto de Vaca Muerta. O governador reiterou a relevância do projeto para garantir segurança energética ao Estado, com a construção do gasoduto entre Uruguaiana e Porto Alegre, estimado em US$ 1 bilhão, para conectar a rede brasileira ao gás produzido na província argentina de Neuquén.

“Falamos sobre todo o nosso trabalho e esforço para viabilizar a entrada desse gás no Brasil por Uruguaiana e, a partir daí, integrar à rede nacional”, destacou. “É uma agenda de grande impacto para o futuro da nossa economia e da integração regional.”

O embaixador também apresentou ao governador um panorama do cenário político argentino, incluindo o resultado das recentes eleições legislativas na província de Buenos Aires e as disputas nacionais previstas para outubro. Ao final do encontro, Leite presenteou Bitelli com um conjunto de cuia e bomba de chimarrão personalizados com o brasão do Rio Grande do Sul, um dos símbolos da cultura e hospitalidade gaúchas.

Novidade aérea

Eduardo Leite também se reuniu com o presidente-executivo da empresa Aerolíneas Argentinas, Fabián Lombardo, em almoço realizado após a cerimônia de abertura da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT). Na pauta, o recente anúncio da ampliação da frequência de voos diretos entre Porto Alegre e Buenos Aires, que passará de três para cinco por semana, a partir de abril do ano que vem.

O anúncio marca a retomada do patamar de operações vigente antes da pandemia de coronavírus. Desde a reativação da rota, em março passado, a companhia vinha operando quatro frequências semanais — às segundas, terças, quintas e sábados. Com a futura inclusão de voos aos domingos, turistas terão maior facilidade para aproveitar os finais de semana tanto no Rio Grande do Sul quanto na Argentina.

Atualmente, a Aerolíneas Argentinas opera quatro voos diretos semanais entre Porto Alegre e o Aeroporto Jorge Newbery, em Buenos Aires. Com a retomada de cinco frequências em 2026, o Estado voltará a ter a mesma oferta do período pré-pandemia, fortalecendo assim a integração regional e criando novas oportunidades à economia gaúcha.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo gaúcho destinará quase R$ 1,7 milhão a projeto de novo hospital em Eldorado do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play