Quarta-feira, 16 de julho de 2025

Em Canoas, os bairros Fátima e Rio Branco voltam a ficar secos após um mês

Nessa quarta-feira (5), a cidade de Canoas (Região Metropolitana de Porto Alegre) amanheceu livre das inundações provocadas pela enchente de maio. O novo cenário resulta da conclusão da drenagem da água nos bairros Fátima e Rio Branco mediante bombeamento realizado pela Secretaria Municipal de Obras (SMO) nos últimos dias e tem permitido o avanço dos serviços de limpeza.

Além de instalar 50 bombas móveis, a administração municipal mantém em funcionamento cinco das oito casas de bombas, contando com um total de 14 motores em tais estruturas. O anúncio do recuo da água (com exceção de ocorrências pontuais em bolsões) foi feito um dia após a instalação de uma bomba anfíbia com capacidade de drenar quase 13 milhões de litros por hora.

Na semana passada, a administração municipal instalou outras quatro bombas de alta potência, cedidas pela Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), junto à Casa de Bombas 6, no bairro Mathias Velho. Para a instalação desses equipamentos e para o reparo do dique foi necessário construir uma estrada de serviço. O órgão paulista cedeu oito bombas para Canoas, sendo que as primeiras quatro foram instaladas no bairro Rio Branco.

Com a força das águas que atingiram Canoas e a Região Metropolitana na primeira semana de maio, as estruturas dos diques Mathias Velho e Rio Branco foram rompidas, na madrugada de 4 de maio. Uma ruptura de 50 metros em ambas as estruturas, causou as enchentes no lado oeste. As Casas de Bombas 3, 4, 5, 6, 7 e 8 também foram totalmente afetadas e tiveram seu funcionamento imediato comprometido na ocasião.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Prefeitura de Cachoeirinha exonera servidor investigado por superfaturamento de cestas básicas
Mais dois terminais de ônibus voltam a funcionar no Centro Histórico de Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play