Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026

Em carta pública, presidente interina da Venezuela defende diálogo com os Estados Unidos

Em carta pública endereçada a Donald Trump, a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, classificou como prioritário avançar para um relacionamento “equilibrado e respeitoso” com os Estados Unidos, “baseado na igualdade e não na ingerência”.

No texto, divulgado nas redes sociais, Delcy fez um convite ao governo dos EUA para trabalhar conjuntamente em uma agenda de cooperação, voltada ao desenvolvimento compartilhado, no marco da legalidade internacional e de forma a fortalecer “uma convivência comunitária duradoura”.

“Presidente Donald Trump, nossos povos e nossa região merecem paz e diálogo, não guerra. Esse sempre foi o predicamento do presidente Nicolás Maduro e é o de toda a Venezuela neste momento. Essa é a Venezuela em que acredito, à qual dediquei minha vida”, afirmou Delcy.

A presidente interina concluiu a carta destacando que a Venezuela tem direito à paz, ao desenvolvimento, à soberania e ao futuro.

No sábado (3), o ditador Nicolás Maduro foi capturado pelos EUA durante uma operação militar na Venezuela. Ele foi levado a Nova York, onde será julgado por narcotráfico e outros crimes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Porto Alegre começará a testar carregamento público de veículos elétricos
Para 2026, mercado financeiro estima queda dos juros, desaceleração do PIB, inflação dentro da meta e dólar estável no Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play