Segunda-feira, 06 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de abril de 2022
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo realizou nesta quarta-feira (20), no Salão Nobre da prefeitura, a coletiva de imprensa sobre a tarifa do transporte coletivo da Capital. O valor atual, de R$ 4,80, foi mantido.
Ao lado do secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, foram apresentadas as principais mudanças para qualificar o serviço.
“Com todos os esforços que temos feito, vamos conseguir manter o valor da tarifa de ônibus no valor atual de R$ 4,80. Buscaremos um ciclo virtuoso do transporte, com redução dos custos, melhora da qualidade, mais linhas e horários para atrair mais passageiros”, disse o prefeito Melo.
“O transporte coletivo é prioridade da nossa gestão desde o dia 1. Depois da pandemia e da segurança pública, é a maior chaga na qualidade de vida do cidadão e no funcionamento da cidade. Temos trabalhado em todas as frentes: alterações legislativas, reformas estruturantes, reavaliação do cálculo e melhorias do serviço. Sobre a estratégia da tarifa, nossa equipe se debruçou para buscar soluções enquanto se discute o custeio federal às isenções dos idosos”, afirmou Melo.
“Mudamos a forma de cálculo, o que foi possível pela retomada de parte do volume de passageiros após o período crítico da pandemia. O aporte total será menor, comparado aos últimos dois anos (2020 e 2021), e ampliaremos o serviço ao cidadão”.
“Mais Transporte”
No Programa de Reestruturação do Transporte em Porto Alegre, a oferta de viagens será ampliada em 20%, com mais 19 linhas, 109 ônibus, aumento de 2163 viagens por dia e mais de 52 mil quilômetros rodados diariamente, considerando dias úteis.