Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 23 de janeiro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o mandatário da China, Xi Jinping, conversaram por telefone na quinta-feira (22). Na manhã desta sexta (23), o Palácio do Planalto informou que conversa entre os dois líderes durou cerca de 45 minutos.
Segundo a agência estatal chinesa Xinhua, Xi Jinping disse a Lula que os dois países devem aprofundar a cooperação estratégica e atuar de forma conjunta para proteger os interesses do Sul Global, defender a equidade internacional e fortalecer o papel central da ONU (Organização das Nações Unidas).
O Sul Global é um termo geopolítico usado para descrever países em desenvolvimento ou emergentes, localizados majoritariamente na América Latina, África, Ásia e Oceania.
Xi destacou que China e Brasil têm responsabilidades comuns diante de um cenário internacional marcado por instabilidade e tensões geopolíticas e defendeu que os dois países trabalhem para promover uma ordem internacional mais justa, baseada no multilateralismo e no respeito ao desenvolvimento dos países emergentes.
O líder asiático disse ainda que a China está disposta a “sempre ser uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe”. O país também estaria disposto a promover “a cooperação mutuamente benéfica em todas as áreas e um maior desenvolvimento das relações bilaterais”.
Lula, por sua vez, anunciou que concederá isenção de algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à medida de isenção adotada pela China desde 2025.