Terça-feira, 13 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 12 de maio de 2025
Até a próxima quarta-feira (14), uma missão gaúcha chefiada pelo governador Eduardo Leite está em Nova York, nos Estados Unidos, para uma série de compromissos voltados à prospecção de negócios e divulgação do Rio Grande do Sul como destino de investimentos. Integram o grupo secretários estaduais, parlamentares, líderes empresariais e representantes de entidades de classe.
O cronograma foi deflagrado do domingo e abrange participações na “Brazilian Week”, maior feira de potencialidades brasileiras no mercado norte-americano, e o “RS Day”, evento organizado pela agência de fomento Invest RS e cuja pauta, nesta terça-feira (13), inclui o aprofundamento de parcerias no segmento de inovação tecnológica.
“Viemos apresentar um Estado que enfrenta o futuro com coragem, seriedade e compromisso”, ressalta Eduardo Leite. “Já fizemos as reformas, estamos executando o maior plano de reconstrução e resiliência do País, o Plano Rio Grande, e queremos mostrar que o Rio Grande do Sul é um lugar para visitar, investir e viver.”
“A missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York leva o Rio Grande do Sul ao maior centro de negócios do mundo”, ressalta o site oficial estados.rs.gov.br. “Apenas um ano após a maior catástrofe climática, o Plano Rio Grande e o Plano de Desenvolvimento são demonstrados como parte fundamental do processo de resiliência e construção do futuro.”
Com a criação da Invest RS, o Estado passa a ter uma agência de desenvolvimento com a missão de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no mercado nacional e internacional, promover o Estado e atrair investimentos. “O destaque do RS como um dos Estados mais competitivos do Brasil em Nova York já é resultado das iniciativas da agência”, acrescenta o texto de divulgação.
Protagonismo de secretários
Secretários de áreas-chave da administração estadual que integram a missão nos Estados Unidos apresentaram, nessa segunda-feira (12) os principais projetos e oportunidades de investimento no Estado a executivos e consultores da Alvarez & Marsal. Trata-se de uma das maiores empresas globais de reestruturação, gestão e consultoria estratégica.
Com foco em infraestrutura, concessões, parcerias público-privadas, sustentabilidade e inovação, a apresentação detalhou o ambiente econômico do Rio Grande do Sul. Dentre os destaques estiveram os avanços recentes em gestão pública e o fluxo de projetos com potencial para atrair capital privado nos próximos anos.
A comitiva destacou que o Estado superou entraves históricos, equilibrou suas contas e retomou a capacidade de investimento, criando um ambiente confiável e atrativo para investidores nacionais e internacionais. Como exemplos foram mencionados projetos de concessão de rodovias, saneamento, mobilidade urbana, transição energética e soluções tecnológicas aplicadas ao setor público.
Integram o time Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), Simone Stülp (Inovação, Ciência e Tecnologia) e Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), além de Caio Tomazeli (Comunicação) e Lisiane Lemos (Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade). Completam a lista de gestores o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, e representantes da agência InvestRS.
Vice comanda o Estado
O vice-governador Gabriel Souza comanda provisoriamente o Executivo do Rio Grande do Sul desde sábado (10), quando do titular embarcou para Nova York.
Até a quarta-feira, ela participa de reuniões e eventos em Porto Alegre e municípios nas regiões Central, Noroeste e Serra Gaúcha do Estado.
(Marcello Campos)