Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em parceria com a Tramontina, Ayga desenvolve cooktop inteligente

A IoT (internet das coisas) é um conjunto de tecnologias que traz melhorias significativas na eficiência, controle e rentabilidade dos ativos e negócios das empresas. A conectividade de ativos, produtos e sistemas proporcionada pela IoT, com custos reduzidos e alta capilaridade, cria constantemente novos mercados inovadores, impensáveis há alguns anos.

A inteligência embarcada em equipamentos ou dispositivos, associada à ampla capacidade de comunicação de dados e reduzido consumo de energia, cria oportunidades de inovação nos mais diversos mercados. Diversas tecnologias embarcadas nos equipamentos podem ser combinadas para criar uma solução específica.

Certo de que a IoT irá, cada vez mais, auxiliar na rotina das pessoas em diferentes necessidades e por todos os cantos do mundo, o engenheiro especializado em microeletrônica embarcada e empreendedor da inovação Luiz Francisco Gerbase fundou a gaúcha Ayga. Há quatro anos, ele vem dedicando seu conhecimento na construção de projetos que utilizem IoT para gerar impacto na sociedade, como é o caso do primeiro cooktop inteligente do Brasil, desenvolvido pela Ayga em parceria com a Tramontina.

A expertise e a visão de futuro do executivo o levaram a incrementar o desejo da Tramontina de incorporar tecnologia de ponta em seus produtos. O cooktop inteligente que, inicialmente, contaria com recursos para mensuração de peso e temperatura dos alimentos, ganhou mais funcionalidades, tornando-se altamente conectado com um banco de dados de receitas e um aplicativo de interface.

Mas a inovação aplicada vai além desse ponto, já que o Guru foi concebido para ensinar pessoas que não têm familiaridade com a cozinha a cozinhar. É a inteligência dos dispositivos domésticos alçada a um novo patamar, garantindo mais eficiência e efetividade a qualquer atividade, das mais simples às grandiosas.

“Quando o projeto foi concebido, há quatro anos, a pretensão de lançar no mercado um cooktop capaz de ensinar pessoas a cozinhar era bastante ousada. Hoje, a conectividade de dispositivos é uma realidade cada vez mais presente”, observou o CEO da Ayga, Gerbase.

Para ele, as novas redes de comunicação IoT, como Sigfox, LoRaWan e redes de celular, como 5G, estão viabilizando uma série de aplicações de supervisão à longa distância e baixo custo.

Processo de desenvolvimento e testes

Do conceito ao lançamento, o cooktop Guru levou cerca de quatro anos para ser desenvolvido, testado e, só então, disponibilizado ao mercado. João Ricardo Wagner de Moraes, sócio e CTO (Chief Technology Officer) da Ayga, conta que o primeiro passo foi consolidar o método de mensuração da temperatura do alimento através da medição indireta. O procedimento funcionou e, a partir daí, o cooktop começou a ser desenhado, com todas as suas funcionalidades.

“Hoje, parece óbvio ter o aplicativo e as funções [balança, sensor de temperatura, controle de potência], mas na época era muito conceitual”, lembrou Moraes.

Sem benchmarking no mercado, o desenho do projeto foi feito por meio de design sprints e muita interação multidisciplinar com diferentes equipes da Tramontina. “Levantamos ideias, abrimos possibilidades e apresentamos protótipos funcionais para, aos poucos, amadurecerem todos os conceitos,” explicou.

Ao longo do projeto, diversos protótipos foram utilizados antes de existir o cooktop inteligente que está sendo lançado no mercado. “A cada teste, as pessoas alcançavam melhores resultados e isso nos motivou ao longo de todo o processo”, acrescentou Moraes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Organização Mundial da Saúde diz que a variante ômicron do coronavírus é “muito transmissível”
No Brasil, brancos ganham 73% a mais que negros; homens recebem 28% a mais que mulheres
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play