Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 12 de maio de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (12), em Pequim, que a parceria entre o Brasil e a China é “incontornável” e “indestrutível”.
Na sua segunda visita ao país asiático desde que assumiu o terceiro mandato, Lula voltou a criticar as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e defendeu a postura chinesa em relação ao comércio mundial, dizendo que o país asiático tem sido um exemplo para o mundo.
O petista discursou no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China, onde foram anunciados cerca de R$ 27 bilhões em investimentos de empresas chinesas no Brasil.
“Muito feliz com mais um evento importante aqui em Pequim para o fortalecimento da relação Brasil-China com a participação dos ministros Rui Costa [Casa Civil] e Alexandre Padilha [Saúde]. Empresas chinesas da área da saúde assinaram uma série de memorandos de entendimento que irão garantir o aumento do acesso a exames e medicamentos para os brasileiros e brasileiras. Por meio desses acordos, os chineses e grupos brasileiros passarão a produzir em nosso país equipamentos de ressonância magnética, aceleradores nucleares, raio X digital e ultrassom portátil. Equipamentos que chegarão a equipes de saúde, unidades básicas e unidades móveis, ampliando o acesso aos exames e diagnósticos diretamente na ponta. Também foram assinados memorandos para a produção de novas vacinas no Brasil e de insumo estratégico para a produção de medicamentos. Parcerias que incluem transferência de tecnologias chinesas para nossas empresas brasileiras. Demonstração da relação estratégica de confiança entre os dois países”, disse Lula após o evento.