Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de maio de 2025
Do meio às 18h deste sábado (3), a Biblioteca Pública do Estado (BPE) realiza ao longo da tarde deste sábado (3) mais uma edição do evento “BPE + Cultura”, reunindo escritores, editoras e artistas gráficos para uma troca de experiências culturais em frente ao prédio da instituição, na esquina das ruas Riachuelo e General Câmara, no Centro Histórico de Porto Alegre. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Com a proposta de transformar o entorno da BPE em um palco a céu aberto, o encontro contará com a presença de autores independentes, editoras, exposições de arte e moda, apresentações musicais, oficinas e food-trucks. O objetivo é valorizar a produção artística local, fomentar a leitura e promover o envolvimento da comunidade.
A novidade dessa edição é a “Pílula literária”: breves intervenções poéticas realizadas no palco do evento interpretam poemas de autoria dos integrantes do coletivo Fabulosa Livraria Andante.
Além disso, retorna a Banca da Erva Mate, oferecendo água quente para o público abastecer a térmica. Integrante do Sindicato dos Fabricantes de Erva Mate (Sindimate), Luiz Rotili bridará os primeiros participantes com amostras de erva mate e dicas sobre o preparo do chimarrão.
“O ‘BPE + Cultura’ é uma iniciativa que reafirma o compromisso com o acesso à cultura, à diversidade e à valorização das manifestações artísticas em todas as suas formas”, ressalta a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), à qual a instituição é vinculada. “Mais que um evento, trata-se de um convite para ocupar os espaços públicos com alegria, criatividade e troca de saberes.”
Não foram divulgadas informações sobre eventual bloqueio ao trânsito de veículos em frente ao prédio. Mas é provável que a medida seja adotada, a exemplo de edições anteriores do evento, para segurança dos participantes – caso isso se confirme, os condutores de veículos devem contornar o Palácio da Justiça (ao lado do Theatro São Pedro) pelo Largo João Amorim de Albuquerque, que costuma ter mão invertida em tais ocasiões.
Programação
– Meio-dia: abertura do evento, com 0 DJ Fabiano Oliveira.
– 13h: apresentação musical de Gildo Lemos (MPB/pop-rock).
– 13h30min-13h40min: “Pílula Literária”.
– 13h40min: contação de histórias, com Jacqueline Oliveira e Ângela Xavier.
– 14h30min: apresentação musical “Clássicos do samba”, com Quinteto Benguelê.
– 15h-15h25min: “Pílula Literária”.
– 15h30min: apresentação de dança “O despertar da fortuna”, com o grupo Dança do Leão e do Dragão.
– 15h45min: apresentação musical do Pagode Fala Baixinho.
– 16h15min: apresentação musical do projeto Nosso Futuro.
– 16h50min-17h: “Pílula Literária”.
– 17h: apresentação musical da Casa Fermata.
– 18h: encerramento.
Outras atividades:
– Sessões de autógrafos (meio-dia às 18h): “Uma Vida de Escrevências”, com Maíza Lemos (Editora RJR), e “Chapa Quente”, com Daniel Rodrigues (Editora Caravana).
– Exposições (meio-dia às 18h): “Arte Vestível”, de Jeannine Art Wear, “Xilogravura”, da Contexto Poa, “Vestuário Art in Poa”, de Cida Martelli, e “Esculturas”, DE Newton Vaz.
– Bancas: “Dona Coisinha”, (livros de madeira), “Black Cat” (canecas e artigos personalizados) e “Banca de Erva-Mate” (degustação e dicas sobre chimarrão).
(Marcello Campos)