Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Em Porto Alegre, detector de avanço de sinal já funciona de modo experimental

.O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, visitou o primeiro cruzamento equipado na cidade com instrumentos para monitorar avanços de sinal vermelho e excessos de velocidade. Trata-se de medida adotada em caráter experimental (6 de janeiro a 28 de fevereiro), no encontro da avenida Protásio Alves com a rua Vicente da Fontoura (bairro Rio Branco), um dos pontos com maior histórico de acidentes de trânsito na capital gaúcha.

Está prevista a instalação experimental dos chamados “Detectores de Avanço de Sinal” (DAS) em 15 locais críticos, com base em estudos técnicos e dados de sinistralidade. O próximo deve contemplar o cruzamento das avenidas Bento Gonçalves e Princesa Isabel (bairro Azenha).

Durante essa fase, serão registradas infrações exclusivamente para fins educativos e de monitoramento, sem aplicação de penalidades aos condutores. Eventuais infratores receberão alerta de conscientização. Já a partir de 1º de março, os dispositivos registrarão os autos de infração de trânsito referentes a essas duas modalidades de desrespeito à legislação.

O projeto é executado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), cujo diretor-presidente Pedro Bisch Neto destaca: “A medida tem caráter educativo e preventivo. O respeito ao sinal vermelho é fundamental para proteger a vida. Cada avanço indevido aumenta significativamente o risco de colisões graves, especialmente envolvendo pedestres e motociclistas”.

Melo acrescentou: “Esse é um equipamento para salvar vidas. Não queremos mais ver acidentes que poderiam ser evitados se os condutores respeitassem a sinalização, seja de sinaleiras ou placas. Nosso foco sempre será a educação de trânsito, com reforço das orientações a motoristas, motociclistas e pedestres”.

Ao longo do ano passado, o desrespeito ao semáforo ou à placa de pare foi o principal fator de risco identificado nos acidentes de trânsito com morte na capital gaúcha. Os dados constam em levantamento realizado pelo programa “Vida no Trânsito”.

Detalhes

A implantação dos detectores decorre de pregão eletrônico vencido pela empresa Talentech Tecnologia. O contrato de prestação do serviço abrange também a manutenção dos equipamentos, extração e a transmissão remota de dados, utilizando-se a mesma tecnologia.

A medida visa a avaliar o funcionamento operacional dos detectores, permitir a adaptação das equipes de fiscalização e fortalecer as ações educativas junto à população, reforçando a importância do respeito à sinalização semafórica.

Cruzamentos

– Protásio Alves x Vicente da Fontoura.

– Bento Gonçalves x Princesa Isabel.

– Baltazar de Oliveira Garcia x Dante Angelo Pilla.

– Ipiranga x Silva Só.

– Aparício Borges x Oscar Pereira.

– Sertório x Souza Reis x Edu Chaves.

– Bento Gonçalves x Antônio de Carvalho.

– Cavalhada x Campos Velho.

– Bento Gonçalves x João de Oliveira Remião.

– Protásio Alves x Ramiro Barcelos.

– Sertório x Ceará.

– Ipiranga x Salvador França.

– Farrapos x Santo Antônio.

– Carlos Gomes x Plínio Brasil Milano.

– Ipiranga x Azenha.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sem categoria

Museu da Cultura Hip Hop RS abre inscrições para Oficinas de Verão gratuitas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play