Quinta-feira, 06 de novembro de 2025

Em Porto Alegre, Lula promete que vai renegociar dívida do Rio Grande do Sul com a União

Em sua segunda visita ao Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ao governador Eduardo Leite, em discurso nesta sexta-feira (15), que o governo federal vai renegociar as dívidas do Estado com a União, porém, “não será nenhum favor”.

“Se todo mundo fala a mesma coisa, alguma coisa está errada. Então eu queria dizer pra você governador, não será nenhum favor, será obrigação do governo federal sentar e tentar encontrar uma solução (para a dívida)”, afirmou Lula, em discurso no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

Extrema-direita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também afirmou em discurso que a extrema-direita “raivosa” e “bruta” põe em risco a democracia no mundo todo. Lula citou como exemplo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Argentina, Javier Milei.

O comentário de Lula ocorre no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou o sigilo dos depoimentos de militares e políticos à Polícia Federal sobre a trama golpista elaborada pelo governo anterior.

À PF, o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, confirma que Bolsonaro apresentou aos então comandantes das Forças Armadas, no fim de 2022, uma minuta de decreto golpista.

O almirante Baptista Jr., ex-comandante da Aeronáutica, afirmou que, em uma reunião, Freire Gomes alertou Bolsonaro de que iria prendê-lo caso o ex-presidente seguisse adiante com a trama golpista.

Lula não mencionou esses depoimentos diretamente, mas ocupou parte de seu discurso durante um evento em Porto Alegre a defender a democracia.

“O que corre risco no mundo é a democracia. Corre risco pelo fascismo, corre risco pelo nazismo, corre risco pela extrema-direita raivosa, ignorante, bruta, que ofende as pessoas, que não acredita nas pessoas”, afirmou Lula.

“É o Milei na Argentina. Quer fechar Banco Central, passar serrote. É aqui o Bolsonaro, que eu não queria falar o nome. Até hoje ele não reconhece a derrota dele. Outro dia ele falou que não sabe como perdeu”, explicitou Lula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ex-comandante da Marinha disse a Bolsonaro que “colocaria tropas à disposição”, afirma ex-chefe da Aeronáutica
Defesa Civil de Porto Alegre alerta para possibilidade de tempestade neste sábado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play