Domingo, 16 de novembro de 2025

Em Porto Alegre, Museu de Comunicação expõe jornais raros do século 19

Localizado na esquina da Rua da Prais com Caldas Júnior, no Centro Histórico de Porto Alegre, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom) abriu nesta semana uma exposição visual de jornais raros de seu acervo digital. O período abrangido é o século de 1800. A mostra tem entrada franca e prossegue até o dia 12 de outubro, com visitação de segunda a sábado, entre 10h e 18h30min.

As peças incluem exemplares datados entre 1827, ano de publicação do primeiro periódico produzido no Estado, e 1893. Na lista estão os primeiros exemplares de jornais literários e de anúncios, bem como títulos com recortes técnicos, além de periódicos alemães e publicações voltadas à imprensa negra.

Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer o primeiro jornal fabricado no Estado, quando o Rio Grande do Sul ainda era denominado Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, no período do Brasil Colonial.

Além da Mostra Visual de Jornais Raros, a programação especial em comemoração aos 50 anos do Musecom também conta com novas exposições, exibição de documentários e novos roteiros temáticos de visitação. E ainda: entregas estruturais e técnicas, e a publicação de novos documentos orientadores como a Política de Acervos e o Plano Museológico.

O cronograma completo com as atividades e seus respectivos horários, formas de inscrição e demais informações serão divulgados ao longo do mês, no site musecom.com.br e nas redes sociais da instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Diretor da instituição, Welington Silva ressalta:

“Essa mostra visual marca um momento de celebração e de reforço dos compromissos do Museu com a sociedade. Ao saudar os 50 anos do Musecom, apresentamos ao público o resultado de um trabalho de cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRS), em prol da preservação da memória do jornalismo gaúcho.

Outras atividades do mês

– Dia 13: ciclo de debates “Edição Musecom 50 anos” e lançamento do Plano Museológico (2024-2028).

– Dias 23 a 27: lançamento de novos acervos digitais (novos conjuntos nas coleções: Roteiros, Galeria de Vozes, Acervo Audiovisual do Palácio Piratini e Jornais Raros).

– Dias 23 a 29: visita mediada temática da Primavera dos Museus (em Libras).

– Dia 25: evento “Cineclube Musecom”: exibição do documentário TVE 50 anos, em parceria com a TVE e a Cinemateca Paulo Amorim.

– Dia 26: lançamento do documento técnico Política de Acervos do Musecom.

– Dia 27: lançamento da versão impressa do catálogo “História da TV no RS”.

– Dia 28: caminhada cultural “Museus Conectam”, em parceria com o Museu da UFRGS, Centro Histórico e Cultural da Santa Casa e Museu da História da Medicina.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Brasil perde para o Paraguai por 1 a 0 e se complica nas Eliminatórias
Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforça orientações para a população sobre a fumaça das queimadas no País
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play