Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de maio de 2025
Previsto inicialmente para este sábado (10), o “Dia D” da vacinação contra a gripe em Porto Alegre foi transferido para 24 de maio pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A medida levou em conta a previsão de altos volumes de chuva nesta sexta-feira (9), com chance de tempestade, aspecto que pode comprometer os deslocamentos até os postos de saúde.
A campanha de imunização prossegue de segunda a sexta-feira, em todas as unidades da rede na capital gaúcha. O procedimento é fundamental para ampliar a proteção do indivíduo – sobretudo os enquadrados em grupos de risco – contra complicações da doença que podem levar à internação hospitalar ou mesmo ao óbito.
De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é alcançar uma cobertura de 90% em cada um dos segmentos populacionais mais vulneráveis à infecção pelo vírus influenza, causador da gripe. A lista inclui crianças, gestantes e idosos, dentre outros, que somam 410.501 pessoas em Porto Alegre. Confira a relação completa:
– Idosos (60 anos em diante).
– Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos.
– Gestantes e puérperas (primeiros 45 dias após darem à luz).
– Indígenas e quilombolas.
– Trabalhadores das áreas da saúde, educação (setores público e privado).
– Indivíduos com deficiência ou comorbidade (doença crônica como câncer, hipertensão etc.) e outras condições clínicas especiais, a partir 6 seis meses.
– Detentos e funcionários do sistema prisional.
– Adolescentes e jovens (12 a 21 anos) em cumprimento de medida socioeducativa com restrição de liberdade.
– Membros das Forças Armadas e órgãos de segurança e salvamento (policiais e bombeiros, por exemplo).
– Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano, segmento portuário e Correios.
– População em situação de rua
Dengue
A prefeitura de Porto Alegre também anunciou para segunda-feira (12) a retomada da oferta de doses de vacina contra dengue. Produzido pelo laboratório japonês Takeda, o imunizante Qdenga tem sido aplicado na faixa etária dos 10 aos 14 anos incompletos.
O fármaco estará novamente disponível em todas os postos. O esquema de imunização preconizado pela empresa fabricante e pelo Ministério da Saúde é de duas doses, com intervalo de três meses entre cada uma.
(Marcello Campos)