Quinta-feira, 27 de março de 2025

Em Porto Alegre, revitalização do viaduto da José de Alencar será entregue neste sábado

Localizado na confluência das avenidas Borges de Medeiros, José de Alencar, Praia de Belas e Padre Cacique), em Porto Alegre, o viaduto Dom Pedro I será reinaugurado neste sábado (9), após quatro meses de obras de revitalização. A iniciativa inclui iluminação geral com lâmpadas LED, paisagismo, pintura dos pilares e painéis grafitados com imagens da fauna e flora gaúchas.

A iniciativa contou com a parceria entre prefeitura e as empresas lancheria Meki Aurio e Churrasquinho D’Gato, que apresentaram proposta de adoção dos espaços sob a estrutura, também conhecida pelos porto-alegrenses mais antigos como “Viaduto da Marli”.

Os comerciantes agora dispõem de contêineres adaptados com deques de madeira, incluindo cadeiras, mesas e banheiros para clientes. A adoção tem validade por um prazo de cinco anos (renováveis por igual período), tendo como contrapartida a permissão de uso comercial do local.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) limpou o viaduto e realizou pequenos reparos antes de iniciar a revitalização, em março. Também foram providenciadas finalizações e acabamentos com verniz anti-pichação .

“O viaduto Dom Pedro I vai ficar ainda mais atrativo para os frequentadores, principalmente em dias de eventos e jogos”, ressalta o titular da SMSUrb, Marcos Felipi Garcia. “Além disso, junto com a Secretaria Municipal de Parcerias [SMP], já recuperamos a Elevada da Conceição e o Viaduto Tiradentes. E estamos atuando também no viaduto do Brooklyn.”

Para o secretário-adjunto de Parcerias, Jorge Murgas, esse tipo de ação conjunta é fundamental para garantir o bom aproveitamento de espaços públicos pela sociedade. “A SMP tem buscado acelerar as parcerias entre a iniciativa privada, poder público e sociedade, em busca de uma cidade mais bem cuidada e melhor para se viver.”

Centro Histórico

No Centro Histórico, nesta segunda-feira (11) a obra do chamado “Quadrilátero” avança entre as ruas Marechal Floriano e Vigário José Inácio, onde serão instaladas placas de sinalização, isolamento de áreas, retirada de camada asfáltica e remoção de pavimento.

As obras farão com que 15 linhas de ônibus que partiam da Praça Parobé (junto ao Mercado Público) tenham os seus terminais deslocados. Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), os trabalhos prosseguem dentro do cronograma previsto mas podem sofrer alterações em caso de chuva.

Para o Trecho 1 (Otávio Rocha), estão previstos a colocação de meio-fio e paralelepípedo e colocação e compactação de base. Já no Trecho 2, o serviço prevê remoção de subleito contaminado para bota fora; colocação de base de subleito e compactação e colocação de meio-fio.

O primeiro trecho do Quadrilátero, entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Doutor Flores, entrou no roteiro dia 13 de junho.

Nessa etapa foram realizados diversos serviços, como isolamento de áreas, remoção de paralelepípedos e meio-fio, escavação e remoção de solo, remoção de meio-fio e paralelepípedos do Trecho 2 da rua Otávio Rocha, recebimento de brita graduada e compactação com rolo no Trecho 1, instalação de rede elétrica provisória e colocação de novos contêineres.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Preço médio da gasolina cai R$ 0,90 no País em três semanas
Ciro, Lula, Janones e Bolsonaro serão os primeiros a oficializar as candidaturas à Presidência da República
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play