Sexta-feira, 03 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de abril de 2025
A China anunciou nesta sexta-feira (4) que vai impor tarifas de 34% sobre todos os produtos importados dos Estados Unidos. A medida é uma retaliação ao “tarifaço” divulgado na quarta-feira (2) pelo presidente norte-americano Donald Trump.
A porcentagem anunciada por Pequim é a mesma que Washington passará a aplicar sobre produtos chineses. O Ministério das Finanças chinês afirmou que a nova taxa passará a valer a partir de quinta-feira (10).
As tarifas anunciadas por Trump sobre produtos de diversos países repercutiram negativamente nos mercados globais. O anúncio da China, nesse sentido, pesa ainda mais sobre as Bolsas de Valores, porque investidores temem os efeitos econômicos de uma guerra comercial.
“O objetivo da implementação do governo chinês de controle de exportação sobre itens relevantes de acordo com a lei é proteger melhor a segurança e os interesses nacionais e cumprir obrigações internacionais como a não proliferação”, afirmou o Ministério do Comércio chinês em um comunicado.
A imprensa estatal chinesa informou que o governo colocou 11 empresas norte-americanas na lista de entidades não confiáveis, alegando que elas cooperaram militar e tecnologicamente com Taiwan, “prejudicando seriamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China”.
Agora, essas empresas estão proibidas de se envolver em atividades de importação e exportação e de investir na China.