Sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de junho de 2023
A Marinha do Brasil confirmou no início da noite desse domingo (18), que encontrou um dos três homens que ainda estavam desaparecidos após o naufrágio do barco pesqueiro “BP Safadi Seif”, ocorrido na noite de sexta-feira. Cinco tripulantes já haviam sido encontrados na noite do sábado.
O homem, identificado como Deivid Luiz Monteiro Ferreira, foi trazido em uma aeronave Super Cougar, da Marinha do Brasil, para a base aérea de Florianópolis e em seguida levado para o Hospital Celso Ramos pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU).
Ainda conforme a Marinha, ele apresentava quadro grave de hipotermia. Não foi detalhado, inicialmente, a qual distância da costa o homem foi achado e nem em quais condições.
Os primeiros cinco homens socorridos estavam flutuando em uma pequena balsa e passaram 24 horas em alto-mar até o resgate. Segundo a Marinha, os tripulantes estavam em “bom estado de saúde”. O navio Thor Frigg atracou, neste domingo, no cais da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, com cinco tripulantes resgatados.
A corporação informou que as buscas pelos demais desaparecidos continuaram. O barco foi visto por outras embarcações em uma região a cerca de 180 km da costa catarinense. Com isso, a busca, que foi suspensa no início da noite de sábado, foi ampliada nesse domingo, em torno da região.
Em nota oficial, a Marinha informou que as buscas estão reforçadas com embarcações e helicópteros. A Força Aérea Brasileira também foi acionada para auxiliar na procura.
A Capitania dos Portos de Santa Catarina vai instaurar inquérito administrativo, com prazo de 90 dias de conclusão, para apurar as possíveis causas e responsáveis.
Ciclone extratropical
A costa da região Sul do Brasil enfrenta ventos fortes e chuvas intensas por causa da passagem de um ciclone extratropical. A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para a faixa sul de Santa Catarina até Florianópolis, que valeu até a tarde desse sábado (17).